Estreia 2019 ressalta a importância da santidade

A Estreia “é o fruto de um diálogo na Consulta Mundial da Família Salesiana que, por graça, está em sintonia com o momento eclesial do Sínodo, e também com o último apelo sobre o tema da santidade”

O Reitor Mor, Pe. Angel Fernández Artime, apresentou o tema da Estreia 2019 e mostra que em cada ângulo da terra cada jovem será “colocado” no centro pela beleza de sua vida, pelo frescor de seus anos, pelos sonhos que se leva no coração. Segundo ele, o Sínodo dos Jovens teve a tarefa bela e interessante de dar aos jovens a possibilidade de se exprimirem, de tornar conhecidos os próprios sonhos, de fazer os adultos sentirem que eles existem e que têm um coração capaz de beleza. Porque depois, no final, a santidade é um modo belo para multiplicar amor e beleza.

O documento da Estreia compõe-se de nove parágrafos. No sétimo o Reitor Mor insiste sobre uma realidade essencial da santidade e o faz colocando uma pergunta. O que quer dizer a santidade também para você? É um assunto apaixonante o que foi proposto pela pergunta, e ainda mais entusiasmante a resposta dirigida a cada um dos membros da Família Salesiana. “A santidade não é um ‘a mais’ facultativo e uma meta somente para alguns. É a vida plena, segundo o projeto e o dom de Deus. É portanto um caminho de humanização”.

A santidade, realmente, não entra no comum das coisas que pensamos ter entendido, nem mesmo em nossos raciocínios sobre uma vida santa, uma vida que no mais íntimo de suas vísceras tem a ver com Deus. Não podemos apenas olhá-la com olhos maravilhados.

A existência, reconhecida no caminho da santidade, ensina que a vida não é feita somente de experiências a realizar, de anos a viver, de coisas a descobrir, porque a vida é antes de tudo aprender a amar e aprender a receber amor.

Aquela santidade cotidiana se tornou realidade em vidas vividas em plenitude no carisma salesiano: Zeman, Stuchly, Lustosa, Zatti, Srugi, Sandor, Lunkenbein e Simão Bororo, Comini, Ana Maria Lozano, Laura Vicuña, Alexandrina Maria da Costa, entre muitos outros e outras.

Padre Artime diz que a apresentação da Estreia 2019 “é uma oportunidade magnífica para estar em sintonia com o apelo que o Santo Padre dirige na Exortação Apostólica Gaudete et exsultate, que tem muito a fazer com o carisma salesiano. Dom Bosco e Madre Mazzarello foram grandes guias nesse sentido, com a capacidade de inspirar e de acompanhar a juventude em seus caminhos de santidade diária.

Após quatro anos de cartazes da Estreia que traziam ilustrações criadas por talentosos designers, a solução gráfica para esta edição traz uma imagem central mais realista: uma fotografia. Não uma foto profissional, mas algo mais comum e próximo da realidade cotidiana dos adolescentes e jovens que, no mundo todo, mesmo pertencendo a culturas e tradições muito diferentes, têm o hábito de imortalizar e compartilhar situações cotidianas por meio de seus smartphones. Esta é também a representação de uma expressão de concretude e viabilidade “para todos”