Santidade salesiana vivida no Brasil

No elenco daqueles que viveram profundamente a espiritualidade salesiana e que hoje têm a sua santidade em vias de reconhecimento oficial pela Igreja, estão brasileiros de nascença ou “de coração”. Saiba quem são eles e quais exemplos nos oferecem

Desde o início da Família Salesiana, um grande e variado número de pessoas vivenciou exemplarmente a espiritualidade herdada de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Parte desses exemplos de vida tem a sua santidade reconhecida ou em vias de reconhecimento oficial pela Igreja Católica: são nove Santos, 118 Beatos, 17 Veneráveis e 24 Servos de Deus.

O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, afirma no comentário à Estreia 2019 a importância de “conhecer e fazer conhecer essas figuras extraordinárias”, não para copiá-las cegamente, mas para que a pluralidade de formas como a espiritualidade salesiana se manifesta possa ser inspiradora na atualidade. “A galáxia da santidade é vasta e diferenciada; por isso, não deve ser achatada numa orientação genérica para o bem, mas deve ser considerada como fonte inesgotável de inspiração e de programa de vida”. O leitor pode acompanhar no site da igreja www.paroquiadombosco.org.br os aspectos biográficos dos cinco brasileiros – de nascença ou “de coração”, que escolheram ser missionários no Brasil e fazem parte do elenco da santidade salesiana.

Fonte: Boletim Salesiano, Ana Cosenza