O rádio em tempos de crise financeira

No final de março de 2019, a Rede Católica de Rádio (RCR) promoveu o 2º Congresso de Rádio Católica no Brasil, com o tema: “O rádio em tempos de crise financeira: como sobreviver? – Criatividade, eficiência e baixo custo”. Estiveram reunidos cerca de 80 representantes de emissoras de todo o País, entre os quais Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação e Diretor-Geral da rádio 9 de Julho.

Dom Devair, que também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, destaca o papel do rádio para a missão da Igreja: “A Igreja sempre fez uso do rádio como meio de comunicação, de evangelização. De fato, a Igreja sempre incentivou muito isso e agora ela continua vendo essa necessidade, fazendo uso desse meio de comunicação, que precisa cada vez mais se aprimorar e atualizar os seus meios e a sua forma de comunicar”.

Há quase 25 anos, a RCR participa da história da radiodifusão no Brasil. A Rede é formada por sete grandes bases geradoras de rádio que produzem e distribuem conteúdos e programas disponibilizados para as quase 200 emissoras afiliadas. Além da missão de fortalecer a Igreja no Brasil por meio da comunhão entre as emissoras de rádio, a presidente da RCR, Angela Morais, afirmou que “nos últimos anos, a Rede também identifica em sua missão um papel muito formativo. Por isso, realizamos o Congresso de dois em dois anos, alguns encontros formativos em bases geradoras em outros estados do Brasil, como no Rio Grande do Sul e na Amazônia”.

Fonte: Jornal O São Paulo

Você sabia que...

Atualmente, das 1.781 outorgas de rádio AM, cerca de 1.720 emissoras pediram a mudança para FM. No Estado de São Paulo, já são 347 rádios que migraram de AM para FM. Nos locais de grande conturbação da faixa de FM, como a cidade de São Paulo, a viabilização da migração das emissoras AM dependerá da disponibilização da Frequência Modulada Estendida (FME), de 76 FM até 108 FM.

Fonte: abert/tudoradio.com