Seis chaves para compreender Pentecostes

Durante o mês de junho de 2019, a Igreja Católica celebra algumas solenidades: a Ascensão do Senhor (dia 2), Pentecostes (dia 9), a Santíssima Trindade (dia 16), o Santíssimo Corpo de Cristo, também chamado Corpus Christi (dia 20), e o Sagrado Coração de Jesus (dia 28). Todas essas solenidades são muito importantes para a vida cristã, mas o Pentecostes será destacado nesta edição por se tratar de um acontecimento emblemático que envolve a ação do Espírito Santo com rica profundidade de significado

     Pentecostes provém da palavra grega “quinquagésimo”, já que Pentecostes é o quinquagésimo dias após o Domingo da Páscoa, no calendário cristão. Este nome começou a ser usado no período final do Antigo Testamento e foi herdado pelos autores do Novo Testamento. Essa festividade também tem outros nomes, como: a festa das semanas; a festa da colheita; o dia dos primeiros frutos. Atualmente, nos círculos judeus, é conhecida como Shavu’ot (em hebraico, “semanas”. Nos países de fala inglesa também é conhecido como “Whitsunday” (Domingo Branco), nome que deriva provavelmente das vestes brancas dos recém-batizados. Além disso, é conhecida com diferentes nomes em vários idiomas. 

     1 Que tipo de festa Pentecostes foi no Antigo Testamento?

     Foi um festival para a colheita e significava que estava chegando ao seu fim. Deuteronômio diz: “Contarás sete semanas, a partir do momento em que meteres a foice em tua seara. Celebrarás então a festa das Semanas em honra do Senhor, teu Deus, apresentando a oferta espontânea de tua mão, a qual medirás segundo as bênçãos com que o Senhor, teu Deus, te cumulou” (Dt 16,9-10).

     2 - O que Pentecostes representa no Novo Testamento?

     Representa o cumprimento da promessa de Cristo ao final do Evangelho de São Lucas: “Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto” (Lc 24,46-49).

     3 - Como é simbolizado o Espírito Santo nos eventos no dia de Pentecostes?

     O capítulo 2 de Atos dos Apóstolos recorda: “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

     4 - Há uma ligação entre as “línguas” de fogo e o fato de os discípulos falarem em outras “línguas” nesta passagem?

     Sim. Em ambos os casos a palavra grega para “línguas” é a mesma (glossai) e o leitor é destinado a entender a ligação. A palavra “língua” é utilizada para significar tanto uma “chama (de fogo)” como o “idioma”.
As “línguas como de fogo” que se distribuem e pousam sobre os discípulos fazem com que comecem a falar milagrosamente em “outras línguas” (ou seja, os idiomas).
Esse é o resultado da ação do Espírito Santo, representado pelo fogo.

     5 - Quem é o Espírito Santo?

     Ele é a “Terceira Pessoa da Santíssima Trindade”, ou seja, havendo um só Deus, existem Nele três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta verdade foi revelada por Jesus em seu Evangelho.

     O Espírito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o começo da história até sua consumação, mas é nos últimos tempos, inaugurados com a Encarnação, que o Espírito se revela e nos é dado, quando é reconhecido e acolhido como pessoa. O Senhor Jesus o apresenta a nós e se refere a Ele não como um potencial impessoal, mas como uma Pessoa com um agir próprio e um caráter pessoal.

     6 - O que significa a festa de Pentecostes para nós?

     A solenidade de Pentecostes é uma das mais importantes no calendário da Igreja e contém uma rica profundidade de significado. Desta forma, Bento XVI a resumiu em 27 de maio de 2012: “Esta solenidade faz-nos recordar e reviver a efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos e os outros discípulos, reunidos em oração com a Virgem Mariano Cenáculo (cf. At 2, 1-11). Jesus, tendo ressuscitado e subido ao céu, envia à Igreja o seu Espírito, para que cada cristão possa participar na sua mesma vida divina e tornar-se sua testemunha válida no mundo. O Espírito Santo, irrompendo na história, derrota a sua aridez, abre os corações à esperança, estimula e favorece em nós a maturação na relação com Deus e com o próximo”.



Representação do vento e do fogo em Pentecostes


     No capítulo 2 de Atos são apontados dois símbolos do Espírito Santo e sua ação: o vento e o fogo. Vale a pena entender! Vejamos o que está escrito: “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

     O vento é um símbolo básico do Espírito Santo; a palavra grega que significa “Espírito” (Pneuma) também significa “vento” e “sopro”. Embora o termo usado para “vento” nesta passagem seja ‘pnoe’ (em termo relacionado com penuma), ao leitor é dado a entender a conexão entre o vento forte e o Espírito Santo. 

     Em relação ao símbolo do fogo, o ensino no catecismo mostra: “Enquanto a água significava o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. O profeta Elias, que ‘apareceu como um fogo e cuja palavra queimava como um facho ardente’ (Sir 48, 1), pela sua oração faz descer o fogo do céu sobre o sacrifício do monte Carmelo, figura do fogo do Espírito Santo, que transforma aquilo em que toca. João Batista, que ‘irá à frente do Senhor com o espírito e a força de Elias’ (Lc 1, 17), anuncia Cristo como Aquele que ‘há-de batizar no Espírito Santo e no fogo’ (Lc 3, 16), aquele Espírito do qual Jesus dirá: ‘Eu vim lançar fogo sobre a terra e só quero que ele se tenha ateado!’ (Lc 12, 49). É sob a forma de línguas, ‘uma espécie de línguas de fogo’, que o Espírito Santo repousa sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche de Si (31). A tradição espiritual reterá este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da ação do Espírito Santo (32). “Não apagueis o Espírito! (1 Ts 5, 19)”. 



A importância do Pentecostes para a Igreja

A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus

     O papa Bento XVI fala sobre esse processo de reunificação dos povos a partir de Pentecostes: “Tem início um processo de reunificação entre as partes da família humana, divididas e dispersas; as pessoas, muitas vezes, reduzidas a indivíduos em competição ou em conflito entre si, alcançadas pelo Espírito de Cristo, abrem-se à experiência da comunhão, que pode empenhá-las a ponto de fazer delas um novo organismo, um novo sujeito: a Igreja. Este é o efeito da obra de Deus: a unidade que é o sinal o sinal de reconhecimento, o ‘cartão de visita’ da Igreja no curso da sua história universal.

     Desde o início, do dia do Pentecostes, ela fala todas as línguas. A Igreja universal precede as Igrejas particulares, as quais devem se conformar sempre com ela, segundo um critério de unidade e universalidade. A Igreja nunca permanece prisioneira de confins políticos, raciais ou culturais; não se pode confundir com os Estados, nem sequer com as Federações de Estados, porque a sua unidade é de outro tipo e aspira a atravessar todas as fronteiras humanas”.

Fonte: Bento XVI, Homilia na Solenidade de Pentecostes, 23 de maio 2010
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