VIII Intercoord reúne coordenações juvenis para avaliação e planejamento

Encontro contou com momentos de formação e de discussões entre os grupos

O VIII Intercoord reuniu no sábado, 27 de junho de 2019, os coordenadores, assessores e jovens líderes dos grupos da Dimensão Juvenil para o encontro semestral de avaliação e planejamento. Desde 2017 o Intercoord tem acontecido no início, no meio e no fim do ano, proporcionando formação para as coordenações e espaço de discussões e ideias.

No último encontro, a formação se deu em dois momentos: a leitura e discussão sobre o terceiro capítulo da carta do papa Francisco para e sobre os jovens, a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christu Vivit”, que tratou sobre as angústias da juventude e o mundo moderno.

O assessor da Adolescência Missionária e do Núcleo Artístico – Dança, Fábio Ruas, destacou que “a parte formativa sobre a carta do Papa foi esclarecedora para saber como a Igreja enxerga os jovens, suas dificuldades e tudo que temos a oferecer”.

No período da tarde, o diácono César Almeida, que foi seminarista na Paróquia São João Bosco e o idealizador do Intercoord, falou aos presentes sobre os Princípios Norteadores da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), esclarecendo dúvidas e trazendo outros panoramas sobre a atuação dos jovens dentro dos grupos, da Paróquia e da Igreja.

Também houve momento de avaliação das atividades do primeiro semestre e planejamento para a segunda metade do ano. O almoço foi momento de convivência e de dar graças pelo apoio recebido por outros grupos para a realização do encontro (PAJAM, Catequese de Adultos e Liturgia). O término do Intercoord aconteceu com a missa das 16h30.

Para a coordenadora do Conselho Local da AJS, Fernanda Priscila de Souza Vieira, “foi bastante positivo o encontro dos grupos juvenis para avaliarmos os pontos positivos e sugestões do primeiro semestre para que possamos já melhorar neste final de ano”.

Por Sylvia Millan, Pastoral da Comunicação (Pascom)