Laos: uma presença salesiana recente

     O Laos é um país com grande desenvolvimento econômico. Atualmente, vive do turismo e da indústria. Tem uma população de 7 milhões de habitantes e na capital vivem 700 mil. A capital Vientiane é próspera, mas a pobreza está mais nas províncias agrícolas. As ONGs estão presentes no desenvolvimento do país. 

     O Centro Dom Bosco é uma escola técnica, com internato, para iniciação ao trabalho. Não se pede pagamento, mas os alunos contribuem, cada um, com 75 quilos de arroz para o ano todo. Há 4 cursos: eletricidade e mecânicas de automóvel de um ano, conserto de motocicleta e solda, de seis meses. O governo do Laos agradece a formação já dada a mais de mil alunos, considerando que 75% deles encontraram trabalho, melhorando assim a própria vida. A obra salesiana faz parte da Inspetoria da Tailândia. A atividade teve início de forma clandestina em 2004 através de alguns ex-alunos da escola profissional salesiana de Bangkok (Tailândia), que agora são professores no Centro Dom Bosco do Laos. A “Youth Union”, estrutura do governo, manifestou interesse pela obra salesiana em favor dos jovens. Em 2016, foi assinado um convênio oficial devido à grande necessidade de centros de formação para o trabalho. 

     Os alunos sentem que, no Centro Dom Bosco, não só aprendem um ofício, mas também como se comportar no dia a dia, como ser bons, como vencer os vícios. No Laos não é permitido professar uma religião que não seja a budista. A presença dos salesianos é aceita pelo governo porque o seu método educativo é eficaz e convincente. Naturalmente, os salesianos são missionários, mas não o dizem, porque não lhes é permitido manter atividades religiosas vivendo num país comunista. Por isso, procura-se oferecer aos alunos valores humanos, como o trabalho diligente, o estudo, a disciplina no estudo, a excelência no trabalho e a qualidade do trabalho que realizam nas oficinas. Essa é a porta de entrada do sistema educativo de Dom Bosco. Já se pensa em alargar a formação a outras partes do país. A porta está aberta e vão sendo criadas as condições para o Primeiro Anúncio, que tocará o coração dos jovens do Laos, quando o Senhor o permitir.

Fonte: Missões Dom Bosco – Anúncio e a Formação Profissional na Ásia

Num país de tradição budista, politicamente comunista com a proibição da religião cristã, abriu-se uma porta para a presença de Dom Bosco em favor dos jovens através da formação profissional. Em 2016, na República Popular Democrática do Laos foi aberto oficialmente o “Don Bosco Youth Vocational Training Center”, na cidade real de Vientiane
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home