Família Salesiana na região amazônica

As contribuições salesianas ao Sínodo para a Amazônia e a renovada presença entre a juventude amazônica

     Com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, será realizado entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019, próximo o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, convocado pelo papa Francisco. 

     A presença da Família Salesiana na região amazônica remonta há mais de 125 anos, com a chegada do primeiro grupo de salesianos na Amazônia equatoriana, em 1893. Pouco depois, em 1894, foi iniciada a missão salesiana com o povo Bororo, em Cuiabá, MT. Em 1918, os salesianos partiram para a região do Alto Rio Negro, no Norte do Brasil e, em 1927, chegaram também à região amazônica da Venezuela.

     Sendo assim, a Família Salesiana está se preparando para o Sínodo da Amazônia desde a sua convocação, realizando vários eventos internacionais e uma pesquisa sobre a realidade atual da presença salesiana no Pan-Amazônia. O resultado dessas reflexões foi reunido em uma publicação, com o título “Amazônia Salesiana: O Sínodo nos interpela - Contribuições dos Salesianos de Dom Bosco para o Sínodo e para uma renovada presença entre a juventude amazônica”.

Amazônia salesiana

     A obra é coordenada pelos padres salesianos Martín Lasarte, do Dicastério para as Missões Salesianas, e padre Damásio Medeiros, da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma. Dividido em quatro partes, o livro traz os resultados da pesquisa feita junto às presenças salesianas amazônicas; do Encontro Salesiano Pan-Amazônico realizado em Manaus, em novembro de 2018; e dos seminários “Testemunhos de santidade com os povos amazônicos” e “Novos caminhos para uma Igreja com o rosto amazônico”, realizados em Roma, em 2018 e 2019, respectivamente.

     “Tal contribuição abrange apenas uma parcela da vasta realidade amazônica, seja porque a Congregação não está presente em todos os rincões amazônicos, seja pelo tipo de serviço que, de acordo com o nosso carisma, realizamos. De qualquer modo, podemos afirmar que a nossa é uma presença significativa na região e serve de amostra da realidade eclesial aí instalada”, considera padre Martín Lasarte na introdução da obra.

     O livro apresenta também o amplo leque dos serviços educativo-pastorais que os salesianos realizam: pastoral itinerante, formação de ministros, paróquias, oratórios e centros juvenis, editoras, escolas primárias e secundárias, formação profissional e agrícola, ensino superior em áreas indígenas e urbanas, internatos, serviços de saúde e cooperativas de produção.

Fonte: Boletim Salesiano



O Vaticano divulgou a lista de participantes do Sínodo da Amazônia. Entre os 185 nomes, a presença salesiana é considerável, tanto dos Salesianos de Dom Bosco quanto das Filhas de Maria Auxiliadora

Quem são os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora que participarão do Sínodo?

Brasil
1 - Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, SDB, bispo titular de Feradi Minori, bispo auxiliar de Manaus
2 - Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, bispo titular de Babra, bispo auxiliar de Belém do Pará
3 - Dom Flavio Giovenale, SDB, bispo de Cruzeiro do Sul

Equador
4 - Dom Néstor Vidal Montes de Oca Becerra, SDB, vigário apostólico de Méndez, bispo titular de Celle da Mauritânia
 
Peru
5 - Padre Augusto Martín Quijano Rodríguez, SDB, vigário apostólico de Pucallpa
 
Venezuela
6 - Dom Pablo Modesto González Pérez, SDB, bispo de Guasdualito
7 - Dom Jonny Eduardo Reyes Sequera, SDB, vigário apostólico de Puerto Ayacucho, bispo titular de Canapi
 
Nomeações do Papa
8 - Dom Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, SDB, arcebispo de Tegucigalpa (Honduras)
9 - Dom Gaetano Galbusera, SDB, ex-vigário apostólico de Pucallpa, bispo titular de Mascula (Peru)
10 - Padre Martín Lasarte Topolanski, SDB, do Departamento para as Missões da sede Salesiana em Roma, missionário em Angola.
11 - Padre Rossano Sala, SDB, docente de Pastoral Juvenil da Pontifícia Universidade Salesiana e diretor da revista Notas da Pastoral Juvenil (Itália)

Membros do Conselho Pré-sinodal
12 - Dom José Ángel Divassón Cilveti, SDB, ex-vigário apostólico de Puerto Ayacucho, bispo titular de Bamaccora (Venezuela)
13 - Dom Edmundo Ponciano Valenzuela Mellid, SDB, arcebispo de Assunção, (Paraguai)

Colaboradores da Secretaria Especial
14 - Padre Giovanni Bottasso, SDB, ex-docente da Universidade Salesiana de Quito. Pesquisador especializado na Amazônia e povos originais (Equador)
15 - Padre Justino Sarmento Rezende, SDB, especialista em espiritualidade pastoral indígena e inculturada (Brasil)

Editores e auditores
16 - Irmã María Carmelita de Lima Conceição, FMA, superiora da Inspetoria Laura Vicuña de Manaus (Brasil)
17 - Irmã Mariluce dos Santos Mesquita, FMA, religiosa da etnia Barassana (Brasil). 

Fonte: Agência Info Salesiana
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home