“Em tudo dai graças” (1 Ts 5,18)

Durante a caminhada em preparação para receber o sacramento da Primeira Eucaristia, uma das propostas é experimentar a vida em comunidade, a realidade da partilha.

Assim, no dia 21 de setembro de 2019, cerca de 70 pessoas (crianças, catequistas e Pais Missionários) seguiram em ônibus fretado para o Liceu Salesiano de Campinas, colégio fundado há mais de 120 anos e funciona no mesmo local, com estrutura e pátio amplos, ambiente perfeito para as atividades de recreação, esportes, partilha, diversão e oração.

As atividades tiveram início com uma singela celebração presidida por padre Bene, que fez pastoral na Paróquia São João Bosco. As crianças participaram ativamente e, desde então, perceberam que seria um dia diferente. Em seguida, um delicioso café da manhã, oferecido generosamente pelas famílias dos participantes, fortaleceu a turma para as atividades da “Olimpíada Salesiana”. Divididos em três equipes, os participantes fizeram uma bandeira e criaram um “grito de paz” para incentivar suas equipes na competição.

Com os nomes de “Dom Bosco”, “Madre Mazzarello” e “Domingos Sávio”, as equipes se enfrentaram respondendo perguntas sobre o universo salesiano e seus representantes. Com muita diversão foram aprendendo sobre Dom Bosco, seu carisma e o “nosso jeito de seguir a Jesus”. Houve mais brincadeiras, encerradas com uma verdadeira “chuva de tortas na cara” –  não escapou ninguém!

Após o almoço, o Magno Fonzar, SDB, que já é conhecido e muito querido pelas crianças da catequese, monitorou uma visita à Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Ele falou  sobre a arquitetura e os objetos religiosos da igreja, apresentou os vitrais que retratam vários sonhos de Dom Bosco, além de conduzir momento de oração e reflexão.

O dia foi fechado com um belo banho coletivo de piscina, comemorado por todos. A catequizanda Maria Clara Ciszewski deu um show de liderança organizando um jogo com os menores. Antes da partida, houve a premiação das equipes: “Dom Bosco” foi campeã, com direito a medalhas de ouro e troféu, “Madre Mazarelo” ganhou medalha de prata e “Domingos Sávio” ganhou medalha de bronze.

Na volta, o ônibus foi palco para demonstrações de alegria e liderança. A catequizanda Adriane Babos, entreteve o grupo com histórias hilárias, o que fez o catequizando Yudi  Yanaguissava afirmar: “Foi um dos melhores dias de minha vida”

No sábado seguinte, dia 28, as crianças fizeram a Renovação das Promessas que seus  pais e padrinhos declararam no dia do Batismo. Na celebração presidida pelo pároco padre Cláudio Motta, assumiram  com a própria voz o dom da Fé que receberam. Fizeram pessoalmente  a adesão a Jesus e prometeram servir ao Reino de Deus na Igreja. Repetiram o Rito da Luz e da Água, e reafirmaram na Profissão de Fé, o desejo de seguir a Jesus e, ainda, fizeram uma generosa doação de alimentos como um sinal concreto do compromisso de batizados.

Padre Cláudio agradeceu às famílias, dizendo que todos devem  dar exemplo de caridade e solidariedade. “Toda a comunidade deve se alegrar e rezar para que todas as crianças, caminhando como filhos da Luz,  perseverem na Fé e possam ir ao Encontro do Senhor, na Celebração da Eucaristia, para a qual se preparam”, enfatizou.

Por Francisca Bandeira – Tiquinha - Coordenadora da Catequese/2019