Bazar da Pechincha: animação, solidariedade e bom preço

Bom, bonito e barato. Essas são alternativas reais no Bazar da Pechincha promovido por um grupo de voluntários na Paróquia São João Bosco, no Alto da Lapa


     Há quinze anos o trabalho de bastidores realizado por uma equipe dedicada e comprometida tem facilitado o acesso da comunidade a diversos produtos. Tem desde roupas para adultos, jovens e crianças, brinquedos, carrinhos de bebê, material para escritório até eletrodomésticos, móveis e peças para decoração.

     Segundo os organizadores, até vestido de noiva, com véu, grinalda, sapato e buquê já passaram pelos balcões do bazar. “Temos consciência de que realizamos um trabalho de formiguinha, mas acreditamos que traz bons frutos à comunidade e resultado aos jovens atendidos na obra social”, observam os voluntários.

     Toda a arrecadação do Bazar da Pechincha é revertida para Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, obra social da paróquia, em prol dos projetos de apoio à juventude. O bazar acontece nos dias 12 e 26 de novembro de 2019. 

Processo de organização

     Semanalmente, às sextas-feiras, acontece a separação das peças e reciclagem das doações. Todos os itens são avaliados individualmente. Posteriormente são organizados para a venda no dia do bazar, que acontece até duas vezes por mês, dependendo do volume de doações.

     Entre os voluntários existe um clima de companheirismo, amizade, carinho e o desejo de promover a solidariedade. “O tempo em que nos dedicamos à preparação do bazar e até mesmo no dia das vendas dos produtos é gratificante”, comenta Cecílio Nomura, coordenador do Bazar da Pechincha. “São horas de muito trabalho, mas aproveitamos para trocar experiências de vida, informações sobre acontecimentos do dia a dia, conselhos e, de vez em quando, alguns puxões de orelha, mas tudo dentro do maior respeito, amor e amizade”. 

     Segundo os voluntários, todo o trabalho envolve dedicação, responsabilidade e paciência, acima de tudo, mas  apesar das dificuldades e do cansaço, existe a gratidão por mais um dia de trabalho e o prazer de servir ao próximo.


Livre movimentação

     Entre os itens disponíveis no Bazar da Pechincha têm aqueles que não são apenas acessíveis, são gratuitos. Os livros, cadernos e CDs, de qualquer gênero, são disponibilizados para os visitantes do bazar. São os itens de livre movimentação e a iniciativa tem sido apreciada pelos frequentadores. 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home