Novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese será Vigário Episcopal na Região Santana

Em 28 de setembro de 2019, aconteceu a ordenação episcopal do Monsenhor Jorge Pierozan como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. A celebração teve como ordenante principal, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e como coordenantes o Arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Julio Endi Akamine, e o Bispo Emérito de Jacarezinho (PR), Dom Fernando José Penteado. Além dos bispos auxiliares de São Paulo, dezenas de padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de São Paulo participaram da missa.

Pastoral dos nômades

O novo Bispo, que é sargento da reserva do Exército Brasileiro, trilhou sua trajetória vocacional na Pastoral dos Nômades: ciganos, circenses e parquistas. Durante pelo menos metade do tempo da Faculdade de Teologia, residiu acampado entre ciganos e circenses, no bairro do Limão, na Zona Norte da capital paulista.

Por mais de uma década, Jorge Pierozan foi colaborador do Ministério da Justiça em questões referentes ao nomadismo e aos direitos humanos e, atualmente, é Vice-presidente da Pastoral dos Nômades no Brasil.