Primeiro envio missionário entre os refugiados e deslocados na África

Os salesianos trabalham em diversas partes do mundo para colocar em prática o apelo do papa Francisco de acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e refugiados.  Como parte de uma ação concreta, no dia 11 de novembro de 2019 acontece o primeiro envio missionário focado no Anúncio entre os Refugiados e Deslocados na África.

O objetivo é ajudar a Família Salesiana inteira a conhecer o trabalho missionário da Congregação, abrir os olhos para as novas realidades missionárias, superar toda tentação de fechar-se no próprio território ou contexto e lembrar-se do respiro universal do carisma salesiano.

Desde 1926 se celebra na Igreja universal o Domingo Missionário Mundial. A partir de 1988 é também proposto um tema missionário para toda a Congregação Salesiana. Esta é uma oportunidade para envolver a comunidade SDB e as comunidades educativo-pastorais (CEP) nas dinâmicas da Igreja universal, reforçando a cultura missionária.