PAC: gesto concreto de apoio e solidariedade às famílias

Passado mais um ano de dedicação e trabalho, voluntários da Pastoral de Apoio à Criança fazem uma retrospectiva da atuação da equipe na Paróquia São João Bosco


     Todo início de ano voluntários vivem a expectativa da continuidade e renovação do trabalho quando novas famílias se juntam às remanescentes em busca de auxílio. Nessa ocasião, por intermédio do acolhimento e triagem realizados, eles constatam a vulnerabilidade social em que a maioria se encontra e as inclui nos atendimentos conforme a precariedade de suas condições. Infelizmente, a capacidade de acolhimento é de 120 famílias, o que nem sempre supre a demanda. 

     No transcorrer dos atendimentos mensais a equipe se confronta com todo tipo de alegrias e tristezas. Bebês que nascem, crianças que superam suas dificuldades escolares e de saúde, mães e pais que conseguem um emprego e solicitam o desligamento da pastoral, de forma que abrem oportunidades para outras famílias carentes. Por outro lado, também ouvem desabafos, relatos de abandonos, prisão de familiares, avós que tiveram que assumir os netos, entre tantos outros dramas familiares. 

Voluntários em ação

     Os  voluntários da PAC assumem a responsabilidade de compartilhar relatos de vitórias, têm paciência e empatia para ouvir sobre dificuldades e tristezas, dão uma palavra de alento e, na medida do possível, orientam e encaminham para outros recursos. As necessidades materiais são parcialmente supridas com a realização de bazares (roupas, calçados e objetos diversos) e fornecimento de cestas básicas, graças à generosidade da comunidade.

     A cada encontro da PAC, enquanto parte da equipe atende individualmente as mães e/ou familiares, outras equipes se dedicam às crianças num trabalho paralelo de pesagem e medição, lazer, recreação e evangelização realizado em parceria com o Grupo de Animação Missionária (GAM). 

     Em anos anteriores a PAC batizou em torno de 70 crianças. Este ano foram nove, em uma cerimônia singela e emocionante. Datas comemorativas, religiosas ou não, são sempre lembradas - mães, responsáveis e crianças participam de atividades e recebem brindes.

     Tradicionalmente os membros da PAC encerram o ano com uma festa de natal e entrega de presentes para as crianças. A participação generosa da comunidade propicia a doação de sacolinhas, que neste ano serão entregues para 208 crianças, numa festa a ser realizada no dia 7 de dezembro de 2019, às 9 horas, com apresentação alusiva ao nascimento de Jesus, músicas natalinas, presença do Papai Noel e muitas brincadeiras. O encerramento das atividades acontece com um delicioso almoço e sorvetes servidos para todos os presentes. 

Colaboração: Sonia D’Amico, coordenadora da PAC

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home