Coordenação indígena apoia documento final do Sínodo

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (COICA) lançou uma declaração final sobre o Sínodo para a Amazônia realizado em Roma em outubro passado. A Coordenação representa 506 povos indígenas e 66 em isolamento voluntário

COICA afirma também que reconhece e valoriza as orientações e os pontos de vista do Papa sobre “uma ecologia integral, fundamento da relação entre ética e bem comum de toda a criação”

A COICA foi criada em 14 de março de 1984, em Lima, no Peru e, desde 2018, adequando-se ao mandato de Macapá, assumiu a missão de representar e guiar a defesa dos direitos e dos territórios de 506 povos indígenas e de mais de 66 povos em isolamento voluntário, em uma única região de 7,5 milhões de Km2.

Segundo a Coordenação, o “Sínodo foi o evento mais importante deste século porque colocou a Amazônia, seus povos e sua vida no centro dos debates”.

Violência e a exploração

Em vários pontos, a Coordenação repete o apelo para que seja detida “a violência contra a Amazônia, acelerar a demarcação dos territórios indígenas, bloquear a invasão violenta e inconsiderada de grandes projetos de desenvolvimento” que estão saqueando mais uma vez as casas e as vidas da população indígena. Todavia, afirma-se que houve uma tentativa frustrada de excluir e, em alguns casos, de ‘exterminar’ as culturas mais próximas do desenvolvimento sustentável.

Representantes da COICA ressaltam que apoiam o documento final do Sínodo dos Bispos e confiam plenamente no empenho do papa Francisco. Considerando a aspiração coletiva dos povos de “caminhar juntos com alegria, esperança e muita vontade”, pode-se chegar à formulação de uma ecologia integral; a um trabalho conjunto entre a Igreja amazônica e o povo amazônico. Segundo eles, pode assim tornar realidade nos povos e nas comunidades a valorização de suas práticas econômicas e influenciar a importância das culturas indígenas, do conhecimento e da espiritualidade para a conservação da Amazônia”.

Fonte: Vatican News