Retiro de jovens crismandos marca preparação para o Sacramento

Foram três dias de oração, lazer e reflexão, imersos na preparação para a Crisma

A uma semana de receberem o Sacramento da Crisma, os 18 jovens crismandos (9 meninos e 9 meninas) participaram de um retiro sob o tema “Não basta saber quem eu sou, mas como estou e onde quero chegar”. Entre os dias 22 e 24 de novembro de 2019, intercalaram o tempo entre a Paróquia São João Bosco e um sítio salesiano, com momentos de oração, reflexão e diversão.

Na sexta-feira à noite, na paróquia, fizeram  Adoração ao Santíssimo. No sábado, já no sítio, refletiram sobre “A identidade de Jesus” e, além do lazer, tiveram momentos de deserto e confissões com o pároco, padre Cláudio Motta.

No retorno à paróquia, tiveram momentos de salesianidade e uma retrospectiva preparada pela coordenação, com o propósito de relembrar o ano que passaram juntos em formação e preparação para o momento da Crisma (01/12). Já no domingo, o tema de reflexão foi “Projeto pessoal de vida”.

Para Ryan Rocha, de 17 anos, os dias do retiro foram os melhores da sua vida. “Consegui me reencontrar comigo e com Deus, revi muitos pensamentos e atitudes com relação à família e amigos, e consegui mudar o que precisava”, disse. “Deus me deu a vida de presente e eu consegui enxergar o que posso fazer para retribuir”, completou Ryan.

Para Giulia Neves Fernandes, de 16 anos, o retiro superou todas as expectativas com toda a certeza, desde o primeiro até o último minuto. “Cada dinâmica e cada conversa nos fizeram crescer tanto espiritualmente quanto mentalmente. Percebi que nem eu sabia quem eu era realmente e, com o retiro, comecei a entender.”, explicou.

Por Sylvia Milan, da Pastoral da Comunicação - Pascom