Catequese com Adultos... Por quê?

A Paróquia São João Bosco possui uma atividade pastoral rara nas outras paróquias, e responde a um dos mais urgentes apelos da Igreja hoje: a Catequese com Adultos

No imaginário católico, falou em catequese, logo se pensa em criança... não? Quantos adultos que frequentam as comunidades receberam apenas o Batismo, mas não comungam da Santa Eucaristia porque não fizeram “a primeira comunhão” enquanto crianças, ou mesmo não receberam a Confirmação ou Crisma na época tradicional? Tais pessoas, infelizmente não foram plenamente iniciadas na fé, estão privadas das graças abundantes que recebemos com esses Sacramentos.

Pode-se perguntar: “mas o Batismo já não basta para a Salvação?” Sim, é verdade, mas isso para crianças que, por um motivo ou outro, foram apenas batizadas e vierem a falecer. Como afirma um grande teólogo, “somos batizados para poder comungar...!”. A vida cristã gira ao redor da Eucaristia; completamos a iniciação à vida cristã quando recebemos esses três Sacramentos:  Batismo, Crisma e Eucaristia.

A Catequese com Adultos é para aqueles que, tendo aderido à fé em Cristo Jesus, querem receber esses três Sacramentos ou a Crisma e a Eucaristia. Há muitos adultos, mesmo com idade avançada, que não receberam a Crisma. Eles podem e devem receber esse sacramento da Confirmação e para isso existe a Catequese com Adultos! Nunca é tarde para responder generosamente a Deus que tanto nos ama em Cristo Jesus, pela participação plena na Igreja.

Vivência em outro nível Se o adulto já recebeu os três sacramentos, mas gostaria de aprofundar a Iniciação à Vida Cristã, isto é, compreender melhor e participar mais plenamente da vida da Igreja, pode inscrever-se e realizá-la. Catequistas preparados na Paróquia São João Bosco se colocam à disposição para caminhar junto num processo de maior vivência do Evangelho dentro na Igreja Católica. É uma atividade bem diferente daquelas oferecidas às crianças para a Primeira Comunhão Eucarística ou para adolescentes e jovens que se preparam para a Crisma!

Quem recebeu esses três sacramentos e se julga bem iniciado nos mistérios de fé, por graça de Deus, e conhece adultos que gostariam de aprofundar sua fé ou preparar-se para receber a Santa Eucaristia e o Santo Crisma, convide e motive-os para participar da Catequese com Adultos. Essa é uma importante contribuição para a Evangelização de irmãos ainda não iniciados plenamente na fé cristã!

Uma última reflexão - Por que dizer “Catequese com Adultos” e não “para Adultos”? Justamente para diferenciar essa catequese dos ensinos tradicionais para crianças e adolescentes. De fato, nesse processo catequético os interlocutores (jovens e adultos) não são simplesmente destinatários da ação dos catequistas, mas interlocutores ou protagonistas dessa catequese! Esperamos ver crescer o número não só de crianças e adolescentes que tradicionalmente fazem a catequese, mas também de jovens e adultos que pretendem caminhar no maior conhecimento e vivência de fé, através da Catequese com Adultos. Início de nova turma em 13 de fevereiro de 2020. Inscreva-se!

Catequese e Crisma - inscrições para turmas 2020

Catequese de Primeira Comunhão - de 09 a 12 anos
Inscrição nos plantões das missas, aos sábados às 16h30, e aos domingos, às 10h30.
Novas turmas iniciam em 29 de fevereiro.

Catequese de Crisma para jovens que vão completar 15 anos até o dia do sacramento
Inscrições na secretaria,
nos horários abaixo.
Novas turmas têm início em 15 de fevereiro.

Catequese Bom Pastor para crianças com idade entre 3 e 6 anos
Dias e horários diferenciados
Início dia 02 de março

Informações e inscrições na secretaria da Paróquia São João Bosco, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 20h