Estreia 2020: essência da educação salesiana

Formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, base da proposta educativa de Dom Bosco, é o tema que vai nortear as ações
e reflexões da Família Salesiana em 2020

     Educar os jovens para um sentido forte de cidadania, justiça social e valores evangélicos que levem a interiorizar, como programa de vida, o serviço aos outros, o empenho na vida pública e a honestidade pessoal. Assim poderiam ser resumidos os objetivos que o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, pretende alcançar com a Estreia 2020.

     Com o tema “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu (Mt 6,10) - Bons cristãos e honestos cidadãos”, padre Ángel pretende ressaltar a essência da educação salesiana, deixada como legado por Dom Bosco. “Nós o recebemos do próprio Dom Bosco: ajudar os nossos adolescentes e jovens a serem ‘bons cristãos e honestos cidadãos’. Precisamos aprofundar sempre mais a nossa identidade de evangelizadores e educadores da fé”, afirma o Reitor-mor na apresentação da Estreia.

     No documento, padre Ángel reconhece que estamos diante de uma crescente fragilidade em ser apóstolos e missionários dos jovens e se pergunta se estamos conseguindo educar esses jovens para que tenham um forte sentido de cidadania, se empenhem na vida pública, sejam alérgicos a qualquer tipo de corrupção e comprometidos com o cuidado da ‘casa comum’. “Se não conseguimos educar para esses valores, o que estamos obtendo? E que evangelização estamos realizando em nome de Jesus?”, questiona o Reitor-mor.

     Em todos os locais onde a Família Salesiana está presente sobram exemplos de como despertar nos jovens os princípios de cidadania e levá-los, por meio do exercício de boas ações, ao verdadeiro encontro com Jesus. 

Fonte: Boletim Salesiano
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home