Julho de 2015 - Conhecer a estrutura do seu Evangelho ajuda?

      Cada tipo de construção tem sua estrutura: a casa onde mora uma família tem sua estrutura própria (sala de visitas, cozinha, quarto de dormir, banheiro, etc.), que é diferente da estrutura de uma loja, de uma escola ou de um hospital. Se um arqueólogo encontra antigos alicerces numa escavação, pelo estudo descobrirá através da estrutura se se trata de uma casa de família ou de uma loja. Descoberta a estrutura, quase tudo se ilumina e muitas conclusões podem ser tiradas sobre seus moradores, se eram gente rica ou pobre, quando aí viveram, etc. etc. O mesmo se pode dizer de uma obra literária, o evangelho de Marcos (Mc), por exemplo.

      Uma primeira observação é que Mc só vai até 16,8. Os versículos 9-20 não pertencem ao texto original, mas não deixam de ser inspirados, Palavra de Deus. Outra observação importante é que o evangelho de Mc se divide em duas partes, estando bem no meio em 8,27-33 o relato da confissão de Pedro em Cesaréia de Filipe, quando Jesus permite pela primeira vez ser reconhecido como Messias. A primeira parte, de 1,14 até 8,30 (1,1-13 é o que chamamos de prólogo) é caracterizada por trazer poucos ensinamentos ou instruções de Jesus, que, além disso, são dirigidos à multidão. Seu assunto principal é o Reino de Deus. A maioria dos milagres de Jesus está nessa primeira parte, na qual Jesus procura ocultar a sua messianidade (1,34; 3,12; 5,43; 7,36; 8,26).

      Já na segunda parte é abundante o ensinamento de Jesus, que é dirigido em geral aos discípulos. O assunto principal é a própria pessoa de Jesus e a sua imitação. Afirmada a messianidade de Jesus, Ele começa a expor o significado dessa messianidade, isto é, que o Messias deverá sofrer, indo assim contra o pensamento generalizado do povo e dos discípulos. Os estudiosos costumam chamar a primeira parte O MISTÉRIO DO MESSIAS e a segunda parte de O MISTÉRIO DO FILHO DO HOMEM (Filho do Homem indica o Messias, enquanto ele deve sofrer e ser, no fim, o juiz). A 2ª parte especifica a 1ª parte.

      Assim, portanto, podemos esquematizar a estrutura de Mc:

      Prológo = 1,1-13

      1ª Parte = o mistério do Messias (1,14-8,30):

      Jesus e as multidões (1,14-3,6)

      Jesus e os seus parentes (3,7-6,6a)

      Jesus e os discípulos (6,6b-8,30)

      2ª Parte = o mistério do Filho do Homem (8,31-16,8):

      Secção das três predições da Paixão: 8,31s; 9,31s e 10,32-34 (8,31-10,52)

      Jesus em Jerusalém (11,1-13,37)

      Paixão e Ressurreição (14,1-16,8).

      Boas férias de julho! Quem sabe, o prezado leitor se proponha nessas férias, seguindo a estrutura exposta, uma leitura completa e seguida desse interessante Evangelho ...

Padre Alcides Pinto da Silva atua na Obra Social São João Bosco, em Campinas
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home