Agosto de 2015 - Cornélio, um centurião romano na Palestina

     Cornélio era um centurião do Império Romano, um oficial que comandava um grupo de cem soldados do exército romanos, a força política de toda aquela região. Era um reino que subjugava a tudo e a todos que estavam sendo conquistados por eles. Um de seus maiores expoentes para suas conquistas era exatamente a força e organização de seu exército e, o grande responsável de manter essa harmonia era o centurião. Um homem na posição de Cornélio precisava ter mãos de ferro, ser fiel ao imperador, não se relacionar afetiva ou moralmente com os dominados, manter o domínio do Império, deter o poder e o respeito por meio da força.

     No entanto, a Bíblia mostra que, além dessas características Cornélio, tinha muitas outras que o diferenciava dos demais centuriões romanos. Ele era religioso e todas as pessoas de sua casa adoravam a Deus. Além disso, ele ajudava os judeus pobres e sempre orava ao Senhor. Atos 10,2).

     Isso fez toda a diferença para Cornélio.  Com a sua família e amigos, ele foi o  primeiro dos não-judeus incircuncisos a tornar-se cristão. Esta ocasião histórica levou Pedro a exclamar:

     “Reconheço por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo” (Atos 10,34-35)
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home