Setembro de 2015 - Segredo messiânico, o que é mesmo?

     Consiste na vontade que Jesus manifestou várias vezes de ocultar a sua identidade de messias. O fato foi interpretado diversamente por vários autores. Vamos propor a explicação mais seguida: por um lado, pedagogicamente, isto é, levando-se em conta o pensamento do povo sobre um messias político, vencedor dos dominadores romanos, diferente do pensamento de Jesus (messias sofredor); por outro lado, Jesus levaria em conta a condição da revelação, isto é, que a identidade messiânica de Jesus só pode ser descoberta por um dom de Deus: "O homem não capta Deus, Deus se doa ao homem" (Dufour).

     Jesus impôs segredo sobre sua identidade messiânica aos demônios (Mc 1,34; 3,12), aos miraculados (1,44; 5,43; 7,36; 8,26), aos mesmos discípulos (8,30; 9,9). Como explicar que em 5,43 Jesus o imponha mesmo a Jairo e sua mulher após ter curado sua filha, sendo que a multidão constatara a morte da menina? E como explicar que a ordem de Jesus por vezes fique frustrada (1,43-45; 7,36)? Esse último fato "deixa entrever a força da glória do Messias, que salta as barreiras da imposição de segredo e, através da sua violação, se apodera da multidão e do entusiasmo dos curados." (J. Caba). Jesus, portanto, freia "uma força irresistível". Por que o faz? Porque a finalidade da segunda parte de Mc dá continuidade ao assunto: em 8,29 a identidade de Jesus como messias é revelada, encerrando a primeira parte; na segunda parte Jesus dirá em que, para Ele, consiste ser messias (será um messias sofredor, segundo o profeta Isaías).

     Pensa-se que o evangelista Marcos, relatando esse curioso fenômeno, se apoia na experiência viva de Pedro. Mas certamente foi Marcos que a sistematizou.

Padre Alcides Pinto da Silva - atua na Obra Social São João Bosco, em Campinas


_______________________________________________________________

Aproveito essa oportunidade para agradecer ao bondoso irmão padre Ailton
e a toda a comunidade paroquial a participação na ação de graças pelos 50 anos
de sacerdócio desse padre que leva a todos no coração.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home