Novembro de 2015 - Jesus Messias ou Ungido

A revelação de Jesus como Messias é narrada com solenidade nos evangelhos. Mc 8,29 relata a resposta de Pedro à pergunta de Jesus: "Quem dizeis vós que eu sou?" O apóstolo respondeu: "Tu és o Messias".
Estamos no ponto alto do Evangelho de Marcos. A resposta de Pedro é como que o coroamento da 1ª parte de Mc. "Esta fé é autêntica, mas permanece imperfeita, pois o título de Messias corre ainda o perigo de ser entendido numa perspectiva de realeza temporal (cf Jo 6,15)"(VTB, c. 581).
A glória temporal dos ungidos da realeza davídica foi apenas uma figura. E o sentido pleno do messianismo de Jesus só aparecerá com clareza após sua ressurreição. Durante a vida pública Jesus impusera um rigoroso silêncio a respeito, o chamado "Segredo Messiânico" já estudado por nós.
"Evangelho de Jesus, Messias" (1,1a): aí o 'de' é equivalente a 'isto é', 'que consiste em': logo, Jesus Messias é conteúdo do Evangelho. Faz parte do versículo programático (1,1). A realidade messiânica de Jesus é 'evangelho', é 'feliz notícia', assim como sua divindade (1,1b). Observamos que Messias ou Cristo não é aí nome próprio, mas título. Contudo, no Novo Testamento se tornará "como que seu nome próprio (empregado sem artigo: 1Co 15,12-23)"(VTB, c. 583).
Em 14,61, temos a pergunta do sumo sacerdote: "Tu és o Cristo, o Filho do Bendito?" Aí "o termo 'Cristo' nos lábios do sumo sacerdote faz alusão ao Messias esperado pelos judeus; a denominação 'Filho do Bendito' apresenta esse Messias como objeto de uma especial predileção por parte de Deus" (J. Caba).
A ideia programática de Mc 1,1 é, portanto, apresentada nas duas partes do seu evangelho: a revelação da messianidade culminará na conclusão da 1ª parte em 8,29 com a afirmação solene: "Tu és o Messias"; a 2ª parte mostrará a natureza ou em que consistirá ser Messias. É aqui que, para indicar essa natureza, é introduzido o título Filho do Homem (não falamos aqui das passagens de 2,10 e de 2,27-28, que merecem outra consideração). Por isso, a 1ª parte é denominada com razão 'O Mistério do Messias', e a 2ª o é como 'O mistério do Filho do Homem'. Assim a expressão "Filho do Homem" envolve um aspecto de sofrimento (como em Isaías) e um aspecto de glória (como em Daniel).
Padre Alcides Pinto da Silva atua na Obra Social São João Bosco, em Campinas