Janeiro de 2016 - O novo sempre vem!

Não adianta querer atrapalhar... o novo sempre vem. De um jeito ou de outro ele vem. O que podemos fazer é ajudar que o novo faça novas todas as coisas e nos ajude a ser novidade de vida... novidade boa com a presença de Deus, que é sempre novo dentro de nós.

O que a Palavra de Deus na liturgia desses domingos do novo ano tem a nos dizer? Ela nos conclama a viver o novo sendo Boa e Alegre Notícia de Deus! Com e como irmãos.

No dia 1º de janeiro começamos recebendo a paz e sendo convidados a ser construtores de paz. Da paz que vem de Deus e da paz que é Deus! Aquela paz que é cheia de sua graça e de sua bênção. Como os pastores, gente simples, que glorificam a Deus por terem encontrado o Messias Jesus.

Logo em seguida, no domingo três de janeiro, celebramos a "Epifania": a manifestação do Senhor a todos que o querem acolher. Os tais de "reis magos" o procuram e o encontram... e a vida deles mudou, tanto que mudaram de caminho! Vamos também nós tomar o caminho de Jesus? Fica o convite...

No segundo domingo do ano celebramos Jesus que é batizado. Como Jesus recebemos o Espírito Santo e, animados por Ele, temos a coragem e a alegria de viver vida nova em Jesus. Não mais nos pertencemos, mas somos de Deus. Que tal aceitar fazer a experiência de ser como Jesus, de viver como ele viveu?

Nos outros três domingos, vivenciamos os domingos do Tempo Comum. Precisamos ser um "vinho novo" que dê alegria e sabor de festa: quem O segue não vive na tristeza e faz o que Ele disser... (2º dtc). Quem O segue deixa-se impregnar pelo Espírito e se deixa consagrar para viver e testemunhar o novo da Boa Nova, vivenciando o profetismo, como Jesus. Sem medo do novo que faz mudar, converter (3º dtc). E terminamos liturgicamente o mês de janeiro assumindo o programa de Jesus que nos envia a anunciar a Boa Nova aos pobres, ungidos pelo Espírito Santo (4º dtc).

Temos coragem para assumir o programa de Jesus? Temos coragem e audácia para sermos seus profetas no hoje da vida? Temos alegria para viver intensamente o projeto de Deus? Sabemos que o Espírito estará sempre conosco... Fica o desafio! Amém... para o novo que sempre vem!

Padre Assis Moser, sdb.