Fevereiro de 2016 - Em mudança...conversão... Sempre!

     Quaresma... de novo!? Sim... e que bom! De novo e sempre em caminho de transformação e vida nova! A mudança, para nós conversão, nunca termina, nunca para. Estamos de novo no tempo forte para a vida nova com o Ressuscitado que nos espera...e acompanha.

     4ª feira de cinzas: abertura da nossa Quaresma! Ela mostra que o tempo dos homens, a fama, a glória... tudo é passageiro, é vaidade que se esvai. As cinzas nos dizem isso. Que esmola queremos dar? Não pode ser o que sobra de nós e em nós. Qual oração? Não pode ser a presunçosa, orgulhosa. Qual jejum?  Da dieta estética ou do serviço fraterno? Pensemos em como queremos iniciar e viver esse tempo forte da Quaresma. 

     1º domingo da Quaresma: apresenta as tentações de Jesus. Que tentações eu preciso vencer para ser mais de Deus e mais fraternal? Sempre é tempo de deixar a busca do próprio interesse, da própria glória, do sucesso fácil, da ostentação: há quem busque tudo isso. Faz-se necessário o desapego, a entrega generosa, o serviço, o amor...

     2º domingo da Quaresma: é o dia da Transfiguração! Superadas as tentações, Jesus reza em profunda comunhão com o Pai e sua vida se transforma... Como discípulos, no hoje da nossa vida, importa segui-Lo na escuta e no discipulado. Escutar, para interiorizar, para seguir, para viver, para testemunhar em missão. Ouvir o Senhor Jesus sendo seus discípulos missionários.

     3º domingo da Quaresma: importa conversão, mudança... sempre, quando e onde estivermos. A vida toda e toda a vida. Para mudar o mundo que nos cerca eu preciso mudar, preciso produzir os frutos novos, saborosos. Jesus está em nós, conosco, para nos ajudar nesse caminho sempre novo e renovado de mudança, de conversão. É com Ele que precisamos contar para superar nossa esterilidade e sermos sinais de frutos novos, de vida nova.

     Busquemos viver esse tempo de Quaresma como tempo de caminhada em mudança. Um tempo novo que nos leva a viver e celebrar com intensidade a Páscoa do Senhor Jesus! 

Padre Assis Moser, sdb.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home