Outubro de 2016 - A planta que se tinha tornado a rainha do pedaço

     No Antigo Testamento há o livro dos Juízes, que foram líderes carismáticos que em épocas de crise surgiam em Israel em benefício do povo, antes de, ali por volta de mil anos antes de Cristo, surgirem com Saul, Davi e Salomão os reis que governassem o povo. Assim, quando surgia uma crise, aparecia um Juiz. Desaparecida aquela crise, esses líderes espontâneos voltavam para os seus afazeres rotineiros, abandonando por completo a função.

     Pois no livro dos Juízes, no capítulo nono, há uma intervenção de Joatão contra Abimelec, filho de Jerobaal, que tinha assalariado homens miseráveis e aventureiros para segui-lo, com dinheiro desviado do templo de Baal-Berin. Abimelec e seus sequazes foram à casa de Jerobaal, pai de Abimelec, em Efra, e matou sobre uma pedra os seus irmãos, setenta homens. Escapou somente Joatão, o filho mais novo de Jerobaal, porque se tinha escondido. Foi assim que Abimelec foi aclamado rei pelo povo. 

     Então, Joatão, o sobrevivente, proclamou para o povo de Siquém uma estória, que se segue.

     Um belo dia as árvores resolveram eleger um rei para governá-las e disseram à oliveira: “Reina sobre nós!” Mas ela respondeu: “Renunciarei, porventura, a meu óleo que constitui minha glória aos olhos de Deus e dos homens para colocar-me acima das outras árvores?” 

     Diante dessa negativa, as árvores não se renderam, e se dirigiram então à figueira, com o mesmo pedido: “Vem tu e reina sobre nós!” Mas a figueira disse-lhes: “Poderia eu, porventura, renunciar à doçura de meu delicioso fruto, para colocar-me acima das árvores?” 

     Realmente, o mar não estava para peixe. Mas as árvores não desistiram, e disseram à videira: “Vem tu, e reina sobre nós!” Mas a videira, por sua vez, bateu o pé e respondeu: “Poderia eu renunciar ao meu vinho, que faz a alegria de Deus e dos homens, para colocar-me acima das outras árvores?”

     Que fase! Então, todas as árvores foram em cortejo apresentar-se diante do espinheiro, com toda aquela fama de radical, e disseram ao espinheiro: “Vem tu, e reina sobre nós!” E o espinheiro tomou fôlego, estufou o peito, encheu-se de imponência diante dos companheiros, e respondeu: “Companheiros, se realmente me quereis escolher para reinar sobre vós, vinde e abrigai-vos debaixo de minha sombra, porque eu tenho  um projeto como nunca antes na história deste país; mas, se não o quereis, saia fogo do espinheiro, e devore os cedros do Líbano!”
Até aqui, a estória bíblica criada por Joatão, irmão de Abimelec, para o povo de Siquém. Essa estória sirva também para os sobreviventes dos nossos dias.
 

Padre Ailton António dos Santos, pároco
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home