Novembro de 2016 - Daniel, símbolo de esperança e cuidado de Deus


     Daniel ou Beltessazar é um dos vários profetas do Antigo Testamento. A sua vida e profecias estão incluídas na Bíblia, no Livro de Daniel. O significado do nome é “Aquele que é julgado por Deus” ou “Deus assim julgou”, ou ainda, “Deus é meu juiz”.

     Na narrativa, quando Daniel era um jovem, ele foi levado em cativeiro babilônico, onde foi educado no pensamento caldeu. No entanto, nunca se converteu aos costumes neo-babilônicos. Pela sabedoria divina de seu Deus, YHVH, ele interpretou os sonhos e visões de reis, tornando-se uma figura proeminente na corte de Babilônia. Eventualmente, ele tinha visões apocalípticas que foram interpretadas como as Quatro Monarquias.
 
     Daniel relata algumas das mais inspiradoras histórias da Bíblia. Ele e seus amigos preferindo legumes às finas iguarias do rei Nabucodonozor. Sadraque, Mesaque e Abednego que, optando pela fidelidade a Deus, foram jogados na fornalha ardente, mas nem sequer um fio de cabelo deles foi chamuscado pelo fogo e, ainda, Daniel sendo liberto da boca dos leões.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home