Dom Julio Endi é nomeado para arquidiocese de Sorocaba

Dom Julio Endi Akamine, filho do casal Guengio Akamine (falecido) e Teruco Oshiro Akamine, nasceu em 30 de novembro de 1962, em Garça, Diocese de Marília, Estado de São Paulo.

Em 1975 entrou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em Londrina, Paraná, onde completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Fez o Noviciado em 1979 no Seminário Rainha da Paz, Cornélio Procópio (PR). Sua primeira consagração foi em 8 de dezembro de 1980, na mesma cidade.

Cursou Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de 1981 a 1983, e Teologia no “Studium Teologicum Claretianum”, de 1984 a 1987, na Arquidiocese de Curitiba. Foi ordenado diácono pela imposição das mãos de dom Luciano Mendes de Almeida no dia 25 de janeiro de 1987 na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina, Vila Carrão, Região Episcopal Belém, e foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de dom José Maria Maimone, em 24 de janeiro de 1988 na Paróquia Santo Antonio, cidade de Cambé, Paraná.

Obteve o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e Doutorado na mesma Universidade (2001 a 2005).

No período de 1996 a 2001 e 2005 a 2011 foi professor de Teologia no Studium Theologicum, Curitiba, onde lecionou as matérias de Teologia Sacramentária Geral, Sacramentos da Iniciação Cristã, Eclesiologia, Trindade, Introdução à Teologia e Teologia Fundamental.
Desde 2008, tornou-se reitor  na Província Palotina São Paulo Apóstolo, com sede nesta cidade até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 4 de maio de 2011, sendo ordenado bispo em 9 de julho de 2011.

______________________________________________________

Em virtude da nomeação de Dom Julio para Arquidiocese de Sorocaba, ele celebrará no mês de fevereiro uma missa em cada setor para despedir-se Região Episcopal Lapa.

Seguem os horários e locais:

03, às 19h - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Setor Leopoldina

04, às 19h - Paróquia São José do Jaguaré - Setor Butantã