Homens da Bíblia: Samuel - o menino que ouviu a voz de Deus

     O nome Samuel significa "Do Senhor o pedi". Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel. Era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 a.C.

     De acordo com as escrituras Ana não podia ter filhos e orava incessantemente ao Senhor pedindo essa bênção. Ela sofria de esterilidade, o que era motivo de grande humilhação, já que Penina, a outra esposa de seu marido tinha dez filhos. Crendo que seria atendida, mesmo antes de engravidar, ela fez uma promessa. Quando engravidasse consagraria o seu bebê a Deus e o levaria para crescer na casa do Senhor. E, assim foi feito. A bênção chegou e no devido tempo Ana cumpriu o que havia prometido. Samuel cresceu sob os cuidados do sacerdote Eli.

     De acordo com as escrituras Samuel era ainda pequeno quando ouviu o chamado do Senhor, num tempo em que a Palavra de Deus era muito rara e as visões não eram frequentes. Certa noite ele ouviu uma voz e acordou pensando que era Eli. Somente no terceiro chamado foi que discerniu de quem era a voz e respondeu: "Eis-me aqui Senhor, fala que o teu servo ouve". E foi dessa forma que ele começou um relacionamento íntimo com o Senhor.

     Samuel crescia na presença de Deus e toda Israel o reconheceu como escolhido. Ele foi um profeta conhecido como correto, justo, com grande discernimento, diferente até mesmo dos filhos de Eli que foram excluídos do sacerdócio. Foi Samuel que ungiu os reis Saul e depois Davi. 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home