Maio de 2017 - É tempo de vida nova, de ressurreição

E chegou a Páscoa! Celebramos e vivemos Páscoa! Celebramos e vivemos a Ressurreição em vida nova com o Ressuscitado! Se foi maravilhoso tudo o que celebramos, maior maravilha será continuar a viver o que ficou em nossos corações: viver o Tempo Pascal com Ele! Neste mês de maio viveremos quatro domingos deste Tempo Pascal. Tempo de continuar sendo ressurreição, pessoas novas, com coração novo, generoso, alegre, corajoso.

No 4º domingo da Páscoa Jesus se apresenta como “A Porta” de entrada para as ovelhas (Jo 10,1-10). Entrar por esta Porta é ter garantia de “vida em abundância”! Os que entrarem pelo caminho aberto por Jesus – e com Ele seguirem o caminho do Reino – serão pastores igual a Ele.

Como viver com intensidade de vida o caminho para o Pai?

No 5º domingo da Páscoa, João (14, 1-12) nos apresenta Jesus como o “caminho, a verdade, a vida”. Ele é o nosso caminho para chegar ao Pai, abraçados com os irmãos que o mesmo Pai vai colocando a nosso lado, para fazer a caminhada em comunhão fraterna. “Não se perturbe o vosso coração”: se caminhamos com Ele, veremos o Pai, pois quem o vê, vê o Pai. Nosso desafio: fazer o caminho com o Filho Jesus!

No 6º domingo da Páscoa temos a promessa de Jesus: “Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós” (Jo 14,15-21). Importa guardar – viver – os mandamentos de Jesus, que se resumem no mandamento de amar com toda a intensidade. É preciso abrir o coração para receber o “Espírito da Verdade”! Ele preencherá o vazio que pode existir em nós e nos dará a coragem de seguir em frente vivendo sempre vida nova, de forma nova e renovada... com Ele!

E chega o dia de celebrar a “Ascensão de Jesus” (Mateus 28,16-20)! Ele volta para o Pai. E deixa para todos e cada um de nós sua missão: “...ide e fazei discípulos meus todos os povos...”! E a convicção que nos impele e dá coragem de seguir sua ordem é a certeza de sua presença entre nós, sempre: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”! Precisamos de garantia melhor?

Jesus nos confia a missão. Como seus seguidores, aprendamos a fazer, a viver como Ele. Na certeza de que não será fácil, mas valerá a pena, pois Ele caminha conosco e nos enviará o seu Espírito Santo de Amor.

Padre Assis Moser, sdb.