Julho de 2017 - Nos caminhos de Jesus

     Se a vida é um contínuo caminhar, para nós cristãos não há alternativa que não seja o caminhar nos caminhos de Jesus, com Ele e como Ele fazer caminho! Vejamos o que nos diz o Evangelho da Alegria no mês de julho: 

     No primeiro domingo (02.07) celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo. E celebramos a Igreja, que tem o Papa como seu pastor no seguimento do Bom Pastor. Se Pedro diz: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”, está nos dizendo que o fundamental em nossa vida é seguir Jesus, aderir a sua pessoa: isso é viver a fé verdadeira. E nisso temos o grande exemplo do papa Francisco: que o Deus o conserve sereno, fiel, autêntico, mártir, santo.

     O segundo domingo vem nos apresentar o coração acolhedor de Jesus, fotografia do coração misericordioso do Pai. O amor feito misericórdia, só o entende e o aceita, quem também é simples de coração e misericordioso. Os arrogantes, os autossuficientes, os individualistas não percebem o coração de Deus que ama incondicionalmente. Infelizmente! 

     E como semear? Jesus nos vem dizer: é preciso semear com abundância, com amor, haja o que houver. Semear com esperança! Não podemos perder o ardor e o entusiasmo com uma fé fraca. De nosso ardor depende nosso caminho e a vida de santidade de quem recebe nosso testemunho. Procuremos corresponder...

     E o que fazer quando há boa semeadura e aparece o “inimigo” que semeia o joio, a praga, a erva daninha? Vem nos mostrar que na vida o bem não existe sozinho. E que precisamos sempre semear, testemunhar a vida confiando em Jesus, pois ele é a razão de ser de nossas vidas, de nossa fé, de nosso anunciar profeticamente o Reino. 

     E no último domingo somos convidados a refletir o que estamos entregando de nós mesmos na causa de Deus. Aceitamos o desafio de vender os bens a fim de comprar o tesouro escondido, adquirir a pérola de valor inestimável?  E disponíveis a fazer com aquela alegria que vem de dentro...por parte de quem descobriu de verdade esse tesouro e dá a vida por ele! Isso é ser Igreja que caminha com Jesus.

     Caminhar os caminhos de Jesus... e caminhar com Jesus e como Jesus. Eis o desafio de quem quer fazer da vida uma entrega livre e generosa na fé. É o desafio que fica hoje a cada um de nós!

Padre Assis Moser, sdb.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home