Agosto de 2017 - Vocação? Seguir Jesus!

O mês de agosto lembra-nos vocação, chamado! Chamado que Deus faz a cada um de nós, esperando a resposta pessoal e comprometedora: seguir Jesus. Como está a nossa resposta? Temos sido fiéis em caminhar com Ele, servindo e amando os irmãos e irmãs?

“É bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas...”. Eis o que nos apresenta Mateus no 18º DTC. Certamente seria bom ficar na montanha com Jesus Transfigurado. Mas é preciso escutar Jesus, viver o que Ele pede e propõe e, descendo a montanha, seguir em frente: “Levantai-vos, e não tenhais medo”, nos diz hoje Jesus. E em nós, em nossa Igreja, Jesus continua vivo: há que levantar-se, escutá-lo, segui-lo sem medo. Você o está escutando bem?

Nos momentos difíceis da vida, nas horas que podemos ter medo, Jesus está conosco! O perigo nos amedronta quando nosso coração não nos deixa ver, sentir que o centro de tudo em nosso ser e viver é Jesus Cristo. Jesus está no centro de seu coração, de sua vida? Por que o medo?

No 20º DTC celebramos a Assunção de Nossa Senhora. Maria soube ouvir a voz de Deus e tudo guardou em seu coração. E fez de sua vida um ensinar seu Filho e um aprender Dele a escuta e ser vocacionada discípula. Não foi em vão que partiu “apressadamente” para uma região montanhosa, para servir sua prima Isabel. E em tudo e sempre se alegrou em Deus, o seu - e nosso - Salvador! Você se sente seguidor de Jesus, anunciando o Deus misericordioso?

“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Neste domingo (21º DTC) Jesus está perguntando a cada um de nós: “Quem você diz que eu sou”? Quem realmente é Jesus para mim, em minha vida? Que resposta eu estou dando ao seu chamado? É preciso amar a Jesus com paixão, e amar como Jesus amou! E quem segue e ama Jesus, amará também com intensidade cada pessoa que diariamente Deus vai colocando a nosso lado, em nosso caminhar. Quem é Jesus para você?

Vocação! Chamado! Resposta! Ser discípulo missionário do Senhor: eis nosso desafio. Eis nosso compromisso com Ele: sem medo, com ardor e entusiasmo, saibamos entregar a nossa vida como resposta ao chamado que Ele nos faz! Vale a pena!

Padre Assis Moser, sdb.