Boa tarde!           Terça 17/07/2018     17:51

Paróquia envia duas representantes para o Sínodo

A Igreja vem clamando para uma nova evangelização, renovação da consciência eclesial e a consistente ação missionária. E, na prática, a Arquidiocese de São Paulo realiza o Sínodo para alinhar visão ao estado permanente de missão


     O Sínodo Arquidiocesano de São Paulo chega com a proposta de renovação da evangelização e da vida pastoral da Arquidiocese, à luz dos apelos de Deus e da Igreja e à luz da realidade, na qual vive a Igreja de São Paulo. E a Paróquia São João Bosco marca presença nos processos de envolvimento de seus fiéis. 

     Reconhecido como a assembleia de clérigos destinada a auxiliar o bispo diocesano na promoção do bem de toda comunidade, o Sínodo focará no discernimento da realidade eclesial, religiosa, social e cultural, na qual a diocese está inserida. 

     Para sua realização, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, solicitou dois representantes animadores de cada paróquia para percorrerem com fé, esperança e empenho generoso, o caminho da conversão pastoral e missionária. Kathia Kerry e Lisete Sá foram convidadas para representarem a Paróquia São João Bosco como integrantes animadoras nesta missão. 

     As representantes contam que o convite para participação do Sínodo foi feito pelo padre Ailton António, que explicou a motivação e o processo do trabalho. Elas logo se interessaram pelo projeto por considerá-lo extremamente importante e contar com a participação ativa dos leigos – a oportunidade para agir como verdadeiras discípulas missionárias.

     A primeira reunião com Dom Odilo, o grupo de responsáveis pelo Sínodo e representantes de três regiões episcopais aconteceu no dia 16 de setembro de 2017. “Ficamos ainda mais motivadas pois a explicação de todo o processo foi muito boa e bem preparada”, comenta Kathia Kerry. “Dom Odilo está disposto e entusiasmado a levar o processo à frente”.

     Kathia e Lisete enfatizam que a experiência com essa responsabilidade tem sido estimulante, pois a Arquidiocese tem mandado material de muito bom conteúdo e seguido o calendário estabelecido, o que ajuda muito na realização dos encontros na Paróquia São João Bosco. 

     Entusiasmadas com o convite e o envolvimento, elas reforçam que se os membros da Paróquia São João Bosco se empenharem para participar do processo do Sínodo (reuniões e outras atividades), analisar e questionar as ações e oportunidades, e pensar junto novas alternativas, é possível promover um ótimo trabalho na comunidade e contribuir efetivamente com a Igreja de São Paulo.

____________________________________________________________________

     “Devemos realizar nossa missão de evangelização com boa vontade, considerando o outro com todas as suas diferenças e dificuldades, sem imposições, mas com diálogo”, argumentam as representantes. “Devemos nos envolver com alegria, pois é o Reino de Deus que anunciamos! Que assumamos nossa responsabilidade de leigos.” 
Kathia Kerry e Lisete Sá

____________________________________________________________________

     “Estamos dispostas para motivar os membros, principalmente os coordenadores de pastorais e os ministros da Eucaristia, conscientizando-os da relevância do trabalho e da necessidade de agirmos efetivamente como membros ativos da Igreja, pois somos a Igreja, a responsabilidade também é nossa e não só dos ministros ordenados.”
Kathia Kerry e Lisete Sá 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home