Fevereiro de 2018 - Eucaristia: O Sublime Sacramento
A Eucaristia é um “mistério” tão extraordinário, que nos excede e põe à dura prova a capacidade da nossa mente em avançar além das aparências , assim disse João Paulo II.
A Eucaristia que adoramos no altar é considerada o sacramento dos sacramentos, a graça das graças, o dom dos dons; e o Catecismo Romano nos ensina que “sacramento é o sinal visível de uma graça invisível”.
O sinal visível na Eucaristia é o pão e o vinho, e a graça invisível é a presença viva do corpo e do sangue de Jesus. A Eucaristia é por excelência o Sacramento do Amor de Deus, pois dela recebemos não apenas a graça Divina, mas também o Autor de toda graça. Cristo nos diz: ”Aquele que de mim se alimentar viverá por mim!” ( Jo 6,57 ).
Na Quinta-feira Santa, ao instituir o Sacramento da Eucaristia, Jesus institui também o Sacramento da Ordem, demonstrando que não existe Eucaristia sem o Sacerdócio, assim como não existe Sacerdócio sem Eucaristia. Ao repartir o pão na última ceia Jesus diz: “fazei isto em memória de mim“ e pede aos Apóstolos (hoje sacerdotes ) que levem o Seu Corpo e Sangue para toda a humanidade, fazendo a Igreja crescer, pois jamais seremos Igreja sem a Eucaristia. Ela renova as nossas forças buscando sempre o ápice da santidade.
Quando participamos da Eucaristia, percebemos que nossa tarefa como Igreja é anunciar Jesus, com suas exigências e Seu pleno Amor. Assim como o trigo e a uva , cada um de nós membros da Igreja deve ser triturado, esmagado e transformado para que o mundo creia. Diante da maravilha que é o Sacramento da Eucaristia, todos estão convidados a participar da Adoração a Jesus Eucarístico todas às quintas-feiras, às 16 horas, na Paróquia São João Bosco.
Colaboração: Izabel Dadalto Armani