Boa tarde!           Quarta 20/06/2018     15:59
Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos: Nome Email

Trabalho pastoral aguça habilidade de transmitir vida e verdade

     Ação pastoral ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo.

     “Amar e servir com alegria”, esse deve ser o sentimento de todas as pessoas que aceitam contribuir com seus dons para as mais diversas pastorais que buscam através de suas ações, atenderem determinadas situações em uma realidade específica, tendo como foco principal difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos Evangelhos.

     Para realizar este trabalho é necessário o sentimento de pertença a uma Igreja fundada por Jesus Cristo e continuada pelos apóstolos, e o sentimento de realizar o que o Mestre nos ensinou. Como membros desse corpo, que é Igreja, que tem Cristo como cabeça, os leigos assumem compromisso com as pastorais, de acordo com os seus dons e com as necessidades da comunidade.



Atendimento às pessoas assistidas na pastoral Bem-aventurados, que garante momento de acolhida regado a café da manhã e atenção por parte dos voluntários na Paróquia São João Bosco



Pastoral Juvenil Salesiana

     A Pastoral Juvenil Salesiana é a forma de viver e atuar em uma missão segundo a Espiritualidade Juvenil Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco, o qual abrange um conjunto de práticas e princípios aplicados nos cinco continentes. Baseia-se em três pilares: razão, religião e amorevolezza.

     Razão: o jovem se educa e se evangeliza a partir desta ação preventiva educativa, de acordo com a realidade de cada um. Todos os jovens podem participar através do seu espírito crítico, seu protagonismo e diálogo.

     Religião: o Evangelho é o que fundamenta e dá sentido às práticas salesianas.

     Amorevolezza: na atitude do amor, da acolhida, da bondade, da fraternidade, na casa que acolhe, na afeição e acima de tudo na alegria. 

     A missão dos salesianos é “formar bons cristãos e honestos cidadãos” (ideais de Dom Bosco) e segue alguns elementos pastorais que a qualificam segundo o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana.



Invista o tempo da criança em pastorais que ensinam a Palavra

     Segundo o último estudo de “Crianças no mundo digital. Estado das Crianças no mundo 2017” realizado pelo Unicef, 1 entre cada 3 internautas no mundo inteiro é criança, e os jovens entre os 15 e 24 anos representam a faixa etária mais conectada. 

     O estudo chama a atenção para riscos como o isolamento, a dependência, a ansiedade e a ruptura dos laços familiares e para os perigos relacionados às intimidações, abusos, exploração e pornografia. Por outro lado, a Palavra orienta que seja ensinado à criança o Caminho em que deve andar (Pr 22,6). 

     Entre as conclusões do estudo são solicitados investimentos específicos, medidas imediatas e o reforço da cooperação para proteger crianças e jovens dos perigos de um mundo sempre mais conectado, usufruindo, ao mesmo tempo, as possibilidades oferecidas pela era digital mediante um uso responsável, em benefício da vida de toda criança.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home