Bom dia!           Domingo 18/11/2018     08:17

Cultivemos a arte de escutar e acompanhar

O tema escolhido para a Estreia 2018 está em continuidade com o do ano anterior e refere-se ao próximo grande evento eclesial, que é a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo papa Francisco para o mês de outubro de 2018, intitulada “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.


     O tema escolhido, que considero simples e muito direto, contém dois elementos de importância vital no mundo de hoje: a escuta e o acompanhamento pessoal. Para iluminar os dois aspectos, aponto um belíssimo ícone evangélico, que servirá para múltiplas reflexões: Jesus e a Samaritana. Narra-se nesse ícone o episódio em que se verifica, apesar da presença de diferenças étnicas e antagonismos religiosos, um encontro no nível mais profundo da pessoa, a ponto de transformar a vida.

     Nas centenas de encontros tidos nesses quase quatro anos com jovens dos cinco continentes, amadureci a certeza de que nas casas e obras dirigidas pelos grupos da Família Salesiana existem milhares e milhares de jovens bons, abertos à vida, desejosos de formar-se, de aprender -  jovens em busca. Muitos deles têm um coração grande, generoso, e desejam servir aos outros, fazer alguma coisa pelos outros, auxiliar, doar-se. São jovens que pedem a nossa ajuda para continuar a crescer e amadurecer na própria fé.

     Outros que não o desejam explicitamente, mas sentem grande necessidade de um encontro pessoal e de serem escutados. São numerosos os que estariam dispostos a trilhar um caminho pessoal e comunitário de discernimento e acompanhamento.

     Então me pergunto: o que estamos a esperar? Por que não nos decidimos a estar muito mais disponíveis para acompanhar os nossos jovens no que é mais importante para suas vidas? O que nos detém? Por que “nos ocupar” ou “gastar tempo” em outras coisas quando essa é uma verdadeira prioridade educativa e de evangelização?


Por Reitor-Mor padre Ángel Fernández Artime
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home