Secretários paroquiais participam de formação sobre Sínodo Arquidiocesano

Aconteceu no dia 15 de março de 2018, na sede da Cúria da Região Episcopal Lapa, o encontro de formação dos secretários e secretárias paroquiais. O assistente eclesiástico, padre Antonio Francisco Ribeiro, falou sobre o Sínodo Arquidiocesano, cuja preparação foi iniciada em 2017.  A próxima reunião acontecerá no dia 19 de abril.

O primeiro passo do caminhar sinodal é a paróquia, e nela todos devem ser envolvidos, realizando os encontros previstos e seguindo a orientação da Comissão Geral do Sínodo Arquidiocesano, que produziu um roteiro de encontros já distribuídos nas paróquias, todas convidadas a fazer a celebração de abertura e a programar as reuniões de seus grupos de reflexão.

Padre Antonio Francisco Ribeiro, assistente eclesiástico, falou sobre as etapas do Sínodo e destacou a importância da participação e acompanhamento por parte dos secretários, para que se mantenham informados e orientem os fiéis que procurarem informações nas paróquias. Também falou sobre o Ano Nacional do Laicato, cujo objetivo é estimular o protagonismo dos cristãos leigos na Igreja, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Assim como a Campanha da Fraternidade, o Ano Nacional do Laicato não acontece de forma paralela ao Sínodo, mas se integra a ele, como oportunidade de aprofundamento de certas questões refletidas pela Igreja. Segundo padre Antonio, essa  é uma oportunidade de provocar o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB, do Documento de Aparecida e dos documentos do Magistério da Igreja, em especial do papa Francisco sobre o laicato, e de estimular a presença dos leigos na Igreja e na sociedade.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, solicitou dois representantes animadores de cada paróquia para percorrerem com fé, esperança e empenho generoso.  Kathia Kerry e Lisete Sá foram convidadas para representarem a Paróquia São João Bosco como integrantes animadoras no Sínodo Arquidiocesano.