Maio de 2018 - Filipe é o quinto apóstolo na hierarquia de Cristo

     Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre os primeiros na lista dos apóstolos. Ele é mencionado nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Nasceu em Betsaida, na Galileia. Perdeu o pai exatamente na ocasião em que conheceu Jesus, e tornou-se o quinto apóstolo na hierarquia de Cristo. Ao encontrar Filipe, Jesus disse: “Siga-me” (Jo 1, 43). Filipe se encontrou com Natanael e disse: “Encontramos Aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas, é Jesus de Nazaré, o filho de José”.

     Filipe esteve presente na multiplicação dos pães, quando estava se aproximando a Páscoa.Em outra passagem do Evangelho de João, Filipe é abordado por alguns gregos que queriam conhecer o verdadeiro Messias. “Eles se aproximaram de Filipe e disseram”: “Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe falou com André e os dois foram falar com Jesus. A derradeira intervenção de Filipe se deu depois da última ceia, quando Jesus foi traído por um discípulo. Filipe disse a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós”. Jesus respondeu: “Faz tanto tempo que estou no meio de vocês e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: Mostra-nos o Pai? Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim?” (Jo 14, 8-10).



     Segundo a tradição, conta-se que Filipe morreu crucificado de cabeça para baixo, aos oitenta e sete anos, em Gerápolis, na época do Imperador Domiciano. Suas relíquias teriam sido transportadas para Roma e colocadas na Igreja dos Apóstolos, junto com as relíquias de São Tiago, o Menor, no dia 1 de maio, portanto, a data festiva dos dois santos é comemorada neste mesmo dia. 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home