Boa tarde!           Domingo 21/10/2018     17:40

Do carisma salesiano ao encontro com Jesus

No dia 14 de abril de 2018, as turmas de catequese de crianças para a primeira eucaristia da Paróquia São João Bosco foram ao Liceu Sagrado Coração de Jesus - SP passar um dia diferente, no entanto, como sempre, com alegria, oração e muita interação em clima de família. O passeio foi organizado pela pastoral da Catequese em parceria com o grupo de Pais Missionários

Participaram desse momento, 96 crianças de todas as turmas de catequese, com idade entre 9 e 11 anos. O objetivo foi fazê-las conhecer um pouco da história da igreja do Liceu, a partir das obras de arte que adornam com tanta beleza e espiritualidade sua estrutura arquitetônica. As crianças também visitaram o Museu da Obra Salesiana no Brasil - MOSB e participaram das atividades do Oratório Festivo, finalizando o dia com uma missa presidida pelo pároco padre Ailton.

As visitas na igreja foram monitoradas pelo salesiano Antonio João Neto, pela coordenadora da equipe de catequistas, Francisca Bandeira, mais conhecida como Tiquinha, e pelo jovem da AJS, Arildo. Eles foram preparados previamente pelo padre Ailton e explicaram para as crianças as principais obras de arte e os altares da igreja. As brincadeiras no Oratório foram orientadas e acompanhadas pelas catequistas e, principalmente pelas irmãs Filhas de Maria Auxiliadora que compõem a equipe de catequese da Paróquia São João Bosco (que também animaram a missa), além dos jovens animadores do Oratório.

Esses momentos foram intercalados com paradas para lanche compartilhado. Cada criança levou um pouco do que tinha para dividir com o grupo. Essa partilha foi organizada pela turma dos Pais Missionários.

As crianças fortaleceram os laços de amizade e enriqueceram seu senso estético e identitário enquanto povo paulistano e católico, com as obras de arte visitadas na igreja e no museu. A reação de alegria foi geral. Tanto as crianças quanto os adultos que as acompanharam sentiram-se muito felizes com a experiência. Os pais das crianças enviaram muitas mensagens positivas para a equipe de catequese, sempre expressando gratidão e satisfação pelo que seus filhos viveram e passaram a ensinar.

Experiências como essa devem ser sempre consideradas como iniciativas para aprofundar o sentido religioso e salesiano das crianças e fortalecer sua fé em comunidade, que é o objetivo principal da catequese na Paróquia São João Bosco.

Por Antonio João Neto, SDB