Boa noite!           Domingo 21/10/2018     19:04

O futuro da juventude começa com a formação

Em junho de 2018, o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco completa 30 anos de dedicação integral à juventude. No decorrer destas três décadas, muitas coisas mudaram no cenário social, político e econômico do Brasil, mas a obra 100% social tem resistido às intempéries e transformado a história de muitas famílias

     Há 30 anos, um grupo de “revolucionários do bem”, contrariado com a falta de condições vivida pela juventude da época, decidiu fazer algo que pudesse incentivar positivamente a construção do projeto de vida de crianças, adolescentes e jovens, com melhores condições para enfrentar as barreiras impostas pela sociedade. Assim surgiu o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco que hoje tem assumido e ratificado no decorrer dessas três décadas de existência, o empenho para criar alternativas e garantir apoio no desenvolvimento de tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos com uma proposta educativa baseada no Sistema Preventivo de Educação.


CENTRO PROFISSIONALIZANTE


     Jovens e adultos com idade entre 15 e 59 anos encontram no Centro Profissionalizante/CEDESP Dom Bosco nove cursos  profissionalizantes distintos, com recursos tecnológicos compatíveis aos exigidos no mundo corporativo. Além da formação técnica, os educadores promovem diversas oficinas que proporcionam experiências de relacionamento humano, desenvolvimento de competências e talentos que ampliam o universo do conhecimento, a autoconfiança e as possibilidades de construção de um projeto de vida do público atendido.


VEM-CRÊ-SER


     Voltado para crianças com idade entre 6 e 14 anos e 11 meses, o trabalho multidisciplinar desenvolvido no Vem-Crê-Ser/CCA Dom Bosco tem sido expressivo na contribuição para a sociedade e aponta resultados a partir do fortalecimento do respeito integral às crianças e o desenvolvimento de suas habilidades. O projeto oferece diversas oficinas, intervenções socioeducativas e posiciona-se como uma alternativa de proteção e assistência para centenas de crianças, adolescentes e suas famílias, em um período complementar ao ensino fundamental.


JOVEM APRENDIZ SALESIANO


     Além da qualificação profissional direcionada com o que há de mais atual e moderno em cada segmento, no Jovem Aprendiz Salesiano o jovem tem incentivo para o desenvolvimento de competências comportamentais. Esse trabalho tem proporcionado aos aprendizes mais segurança diante dos desafios, atenção para a construção de um projeto de vida e garantido autoconfiança, boa postura e clareza para se expressar e persistir em seus objetivos. Essas atitudes têm resultado na prática o aumento das chances de sucesso no acesso às empresas.



Jovem Aprendiz abre portas para o mercado

Direcionado para jovens entre 14 e 24 anos, que visam a capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, o Programa Jovem Aprendiz Salesiano contribui para a formação pessoal e profissional do jovem a fim de que  se torne cidadão íntegro, autoconfiante e seguro para superar os desafios na sociedade e no mercado de trabalho, e manter foco na construção de uma carreira


     Os cursos oferecidos pelo Programa Jovem Aprendiz Salesiano, além de validados pelo Ministério do Trabalho, foram pensados para capacitar o jovem em diversas áreas de conhecimento. Durante essa etapa o aprendiz tem acesso à formação com atualizadas técnicas e práticas do mercado, acompanhamento psicopedagógico, além da formação humana que é o diferencial da metodologia Dom Bosco. “Os jovens contam com uma infraestrutura pensada para atender todas as suas necessidades”, ressalta Diego Bernardes, diretor pedagógico do programa no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco. “Nosso campus de aprendizagem teórica dispõe de tecnologia, profissionais altamente qualificados e um circuito de parcerias com universidades e empresas”.

     Com o Jovem Aprendiz Salesiano, a empresa parceira não precisa se preocupar com os processos burocráticos. Além do jovem profissional preparado, conta também com suporte e consultoria para a gestão de todo o processo administrativo. “Nos responsabilizamos por todos os trâmites necessários para a contratação do jovem aprendiz para facilitar a gestão admissional da empresa”, afirma Diego.

     Neste programa, o jovem é estimulado a crescer e desafiar-se em seu processo de aprendizagem, pois sabe que o comprometimento é fator determinante para um trabalho exemplar. “Eles ficam ainda mais motivados ao saber que existem oportunidades de permanecer na organização após o término do contrato de aprendizagem”, observa Diego. “Por outro lado, a contratante é favorecida com o reconhecimento da empresa que se torna socialmente responsável ao dar oportunidade a jovens provenientes de situações de vulnerabilidade social”. 


Jovens aprendizes salesianos garantem benefícios para empresas

     Instituído oficialmente no início de 2016 no Centro Profissionalizante Dom Bosco, o Programa Jovem Aprendiz Salesiano tem ampliado oportunidades para muitos jovens, a partir do compromisso de prepará-los para que façam a diferença em todos cenários em que estejam inseridos, seja na escola, no trabalho, na família e na sociedade.

     Em parceria com empresas e por meio da Lei que institui a contratação de jovens de 14 a 24 anos para capacitação profissional, cumprindo cotas que variam de 5% a 15% de seu quadro de colaboradores efetivos, o Jovem Aprendiz desenvolve a ensino prático e teórico alinhado à estratégia de negócio da empresa parceira, fazendo com que o jovem esteja apto para iniciar suas atividades de acordo com as necessidades da empresa.

     Além disso, gestores que buscam  mão-de-obra qualificada entre os aprendizes salesianos, têm a garantia de boa indicação, a execução de todos os processos burocráticos para a contratação do aprendiz, além de incentivos fiscais, conforme quadro ao lado.



Benefícios fiscais para a empresa

     As empresas que buscam mão-de-obra qualificada no Jovem Aprendiz Salesiano têm garantia de boa indicação e a execução de todos os processos burocráticos para a contratação do aprendiz, além de incentivos fiscais:

     - Pagamento de apenas 2% de FGTS;

     - É dispensada do aviso prévio remunerado;

     - Não precisa pagar multa rescisória;

     - E ainda, empresas registradas no SIMPLES não tem aumento na contribuição previdenciária.


Contrate jovens profissionais preparados para as necessidades da sua empresa

E-mail: aprendizagem@cjdombosco.com.br - Telefone: (11) 3022-7771 | 3022-8194

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home