Boa tarde!           Quarta 20/06/2018     15:56
Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos: Nome Email

Incentivo à participação nos Conselhos Tutelares

Arquidiocese de São Paulo elabora material informativo para incentivar participação de católicos em Conselhos Tutelares, uma garantia do Direito da Criança e do Adolescente

A Arquidiocese de São Paulo, por meio das organizações sociais e pastorais que compõem a Equipe Arquidiocesana em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CRIAD, elaborou material formativo sobre os Conselhos Tutelares. O subsídio, disponível no portal da Arquidiocese, será também distribuído em todas as paróquias. Ele detalha a missão desses conselhos, bem como incentiva a participação dos católicos nos organismos.

Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

“O Conselho Tutelar é uma conquista na garantia do Direito da Criança e do Adolescente. Portanto, enquanto sociedade civil, somos responsáveis em zelar por este patrimônio. Sabemos que com o funcionamento indevido deste órgão quem padece são as crianças e adolescentes, vítimas frágeis e vulneráveis”, afirmou Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar de São Paulo e Referencial da Coordenação Pastoral do Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Arquidiocese, em carta enviada ao clero arquidiocesano.