Bom dia!           Domingo 18/11/2018     08:50

Paróquias vivem segundo momento do Sínodo

A primeira etapa do Sínodo Arquidiocesano – “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” - envolve as paróquias e as diversas expressões comunitárias da vida eclesial dentro delas se estenderá por todo o ano de 2018 e corresponde ao “ver”, no método do caminho sinodal, envolvendo amplamente as comunidades das paróquias.

O segundo momento da etapa do Sínodo, de junho até o final de agosto, será dedicado ao levantamento da realidade paroquial, em diversas dimensões. Na Paróquia São João Bosco um grupo de pessoas tem se reunido para refletir, observar e fazer um levantamento da real da situação religiosa e pastoral e dos desafios mais importantes que enfrenta a comunidade.

Esse levantamento tem sido feito por agentes preparados que estão à frente de pastorais e ações da paróquia, os quais têm utilizado um formulário comum a todas as paróquias da arquidiocese para facilitar a tabulação dos resultados. Desse levantamento será possível obter um diagnóstico pastoral e evangelizador da Igreja em São Paulo, a partir das suas “bases” da vida eclesial, nas paróquias, comunidades e organizações eclesiais e pastorais. A última reunião com os coordenadores de pastorais da Paróquia São João Bosco aconteceu no dia 14 de junho. Mensalmente esses representantes se reúnem para compor os dados necessários para o diagnóstico local.

Nova fase da caminhada sinodal

O terceiro momento do Sínodo Arquidiocesana acontecerá entre setembro até meados de outubro e será dedicado às assembleias paroquiais do Sínodo, sob a coordenação dos párocos e administradores paroquiais. O objetivo é refletir sobre a realidade pastoral e evangelizadora local, sua vitalidade eclesial, seus desafios e urgências. Cada paróquia fará o número de sessões da assembleia paroquial que julgar necessário.