Bom dia!           Domingo 18/11/2018     08:58

PACr comemora o engajamento das famílias na celebração do Batismo


     A Pastoral de Apoio à Criança (PACr) comemora mais uma festa especial envolvendo os familiares atendidos. No dia 2 de junho de 2018, 19 crianças assistidas por essa pastoral receberam o Sacramento do Batismo, que na Igreja Católica significa o primeiro dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. Ao receber o Sacramento, a pessoa marca sua vida, sela a sua fé e dá início ao itinerátio da vida cristã, tornando-se um membro da Igreja. Neste semestre, chamaram a atenção duas mães que não eram batizadas e decidiram pelo Sacramento. “A celebração foi coroada de êxito graças ao empenho da valorosa e dedicada equipe da PACr e ao apoio do pároco, padre Ailton dos Santos”, comenta Sônia D’Amico, coordenadora da pastoral. “O diácono Luiz Paulo fez a celebração do batismo e cativou a todos os participantes com expressões de amor, sua didática para explicar o significado de cada momento e o carinho que demonstrou em suas atitudes”. 


     Durante o processo de preparação, as famílias são orientadas quanto à vestimenta adequada para a participação na cerimônia, sem comprometer o orçamento doméstico. Porém, segundo o pessoal da PACr, é surpreendente como as crianças foram apresentadas. Todas muito bem preparadas! As meninas de vestidos rodados, laços nos cabelos, meias e sapatinhos. Os meninos de calça ou bermuda, camisas ou camisetas alinhadas e cabelos penteados com gel.

     Embora a preocupação com apresentação pessoal seja evidente, o que se lê nas entrelinhas é a disposição para fazer da realização do Batismo um marco na vida da família. “Ficamos imensamente felizes em vê-los produzidos dessa forma, pois representa a importância que estão dando ao momento do Batismo”, observa Sônia. “Padrinhos e parentes também participaram com grande interesse pelo evento”. Por ser uma data especial, após a cerimônia todos os participantes foram convidados para um lanche carinhosamente preparado pela equipe da pastoral. 

     Acolher as famílias e oferecer orientação, evangelização, acompanhamento do desenvolvimento físico e mental das crianças e, ainda, atender as necessidades básicas dos atendidos são atitudes inerentes à missão dos voluntários da Pastoral de Apoio à Criança.

     O primeiro Batismo das crianças atendidas por esta pastoral aconteceu em 2015. Na época, foram batizadas 54 crianças. “Comparado ao número de batizados este ano, tivemos uma notável redução, mas a diferença se deu porque no evento anterior havia uma demanda reprimida, o que não acontece mais atualmente”.



Mais de 200 crianças contam com apoio da PACr

     Segundo voluntários da Pastoral de Apoio à Criança (PACr) é muito importante que os membros da Paróquia São João Bosco conheçam as atividades promovidas pela pastoral, pois é a participação da própria comunidade que viabiliza a doação de cestas básicas para as famílias mensalmente. “A colaboração da comunidade não se limita à alimentação básica”, enfatiza Sônia D’Amico. “Na páscoa conseguimos reunir quantidade suficiente de ovos de chocolate para adoçar a vida das crianças, no final do ano montamos as sacolas de natal, com brinquedos, roupas, doces, e observo o prazer de cada paroquiano em partilhar a satisfação de propiciar momentos de alegria e acolhimento para tantas famílias sofridas e carentes de bens materiais, espirituais e emocionais”. 

     Atualmente os voluntários da Pastoral de Apoio à Crianças atendem 120 famílias, o que abrange um total de 200 crianças. “A busca para uma vaga de atendimento na pastoral é grande, mas apesar da equipe ser muito boa, não tem como aumentar a capacidade de acolhimento”, esclarece Sônia. “A assistência é individualizada e exige disponibilidade e tempo para que todos os atendidos sejam adequadamente ouvidos, orientados e encaminhados”. 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home