Bom dia!           Domingo 23/09/2018     07:38

Batismo fortalece fé e envolvimento na Igreja

     Durante a caminhada de preparação para receber o Sacramento da Eucaristia, a equipe da Catequese da Paróquia São João Bosco reserva o mês de junho para o batismo das crianças que ainda não tenham recebido o sacramento. Neste ano, treze crianças foram batizadas e já se preparam para a Primeira Eucaristia. Uma família inteira, com cinco filhos, recebeu o sacramento de uma única vez. “Vivemos experiências ricas na preparação das crianças e famílias para receberem o Sacramento”, comenta Francisca Bandeira Tiquinha da Silva, coordenadora da Catequese. “Realizamos momentos de reflexão, partilha e oração que propiciaram o fortalecimento na fé de todas as pessoas envolvidas: pais, crianças, e catequistas e do nosso pároco, padre Ailton, que acompanhou toda a preparação com carinho e atenção pastoral. 

     As celebrações aconteceram em três dias para que todas as crianças, suas famílias, a equipe de catequistas e a comunidade pudessem vivenciar esse momento de fortalecimento da fé com profunda experiência de espiritualidade e entendimento.

     No primeiro dia, para manifestar o acolhimento na comunidade cristã, o celebrante do batismo, o diácono Luiz Paulo, os padres concelebrantes e depois os pais e padrinhos traçaram na fronte do batizando o sinal do cristão, a cruz. Este sinal é memória de dois mistérios principais da Fé: a Trindade e a Páscoa de Jesus. 

     No segundo dia as crianças foram ungidas com óleo do batismo, que simboliza a força de Cristo entrando na vida dos batizandos e, no terceiro dia, a celebração envolveu ainda mais os participantes com a riqueza de símbolos que auxiliam na compreensão do sacramento (veja quadro ao lado). A celebração terminou no dia 23 de junho, quando foi celebrada a festa de São João Batista, que batizou o próprio Jesus no Rio Jordão.



Símbolos do ritual do Batismo

 Rito da água - A entrada na vida cristã acontece através da Água Batismal. A água em sua natureza é essencial à vida: mata a sede, fecunda e purifica. É ela que, pelo poder de Deus, faz a pessoa passar da morte para a vida. 

 Unção Pós Batismal - As crianças são ungidas com o óleo do Crisma e, uma vez consagrados, são inseridos em Cristo para que continuem no seu povo até a vida eterna.

 Vestes Batismais - Pelo Batismo as crianças “nascem de novo” e são revestidas do Cristo, por isso a veste batismal. A missão dos padrinhos é ajudar seus afilhados por palavra e exemplo a conservarem a dignidade de filhos de Deus até a vida eterna.

     Rito da Luz - A chama do Círio Pascal, símbolo de Cristo, indica a fé no Ressuscitado que os pais e padrinhos devem alimentar nos seus filhos. As crianças são iluminadas por Cristo para se tornarem luz no mundo.



Depoimentos

     “Foi muito bonito o batizado. Eu esperava muito por este dia e foi o mais feliz da minha vida”. Elaine, mãe do Yuri

     “Estamos felizes com o batismo da Pietra. Agradeço a todo o pessoal da pastora pelo carinho e dedicação. Agora vamos rumo à  Primeira Eucaristia”. Elisabeth, mãe da Pietra

     “Amei e fiquei emocionada. Vamos continuar firmes na catequese!”, Marcia, mãe do Tiago
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home