Janeiro de 2015 - Estudar Marcos: segundo o Novo Testamento, quem era ele?

     Tendo sido proclamado esse ano na liturgia dominical, ano A, o Evangelho segundo Mateus vai ser deixado agora um pouco de lado para a proclamação no ano B do Evangelho segundo Marcos (Mc). Certamente valorizado no início, Mc foi em seguida eclipsado pelos evangelhos de Mateus (Mt) e de Lucas (Lc), os quais, aliás, o tiveram posteriormente como fonte principal, quando escreviam seus respectivos evangelhos. Quase todo o seu conteúdo passou a fazer parte de Mt  e de Lc, de tal forma que só a 20ª parte do que contém é agora própria dele (Mc): Mt traz 600 dos 661 versículos de Mc e Lc traz 350. Isso explica, em boa parte, porque Mc ficou esquecido por muito tempo. Antes do Concílio Vaticano II Mc só era utilizado na liturgia dominical quatro vezes... Hoje a situação mudou, a favor de Mc. Dele nos ocuparemos em 2015, a começar por esse pequeno artigo no nosso Em Família.

     A tradição afirma, desde a antiguidade, que Marcos é o autor do 2º Evangelho. Mas quem é ele? Bom será conhecer aquele que nos vai passar muita coisa boa sobre Jesus nesse ano. João Marcos, como João Bosco, estarão em nós muito presentes em 2015!

     No Novo Testamento encontramos ora um indivíduo chamado JOÃO (At 13,5.13), ora um chamado MARCOS (At 15,39; Col 4,10; Flm 24; 1Pe 5,13), que são, ao que parece, a mesma pessoa  de acordo com At 12,12.25; 15,37, passagens em que se fala de certo JOÃO que tem por sobrenome MARCOS. João seria o nome hebraico e Marcos o nome romano (Assim como Paulo-Saulo em At 13,9).

     Marcos era filho de certa Maria, em cuja casa os discípulos se reuniam e para a qual se dirigiu Pedro ao deixar o cárcere (At 12,12...). Era primo de Barnabé (Col 4,10). Pode ter assistido a um ou outro fato da vida de Jesus, sendo que morava em Jerusalém: não seria Marcos aquele jovem de Mc 14,51s, como o autor do 2º evangelho parece insinuar?

     Marcos tomou parte na 1ª viagem apostólica de Paulo, juntamente com Barnabé (At 13,5). Mas, chegando à Ásia Menor, desligou-se dos colegas e voltou para Jerusalém (At 13,13). Paulo não gostou disso e não quis mais a sua companhia na 2ª viagem. É bonito ver mais tarde, porém, Marcos como fiel discípulo e companheiro de Paulo, estando este na prisão em Roma (Col 4,10s; Flm 24). Escrevendo a Timóteo desde Roma onde está novamente como prisioneiro, Paulo lhe pede que vá ter com ele, trazendo consigo Marcos 'muito precioso para o ministério' (2Tim 4,9-11). Provavelmente por tê-lo batizado, Pedro o chamava 'meu filho'. E, em Roma, Mc esteve ao seu lado (1Pe 5,13).

     Característica de Mc é vida, dinamismo, forte atração da pessoa de Jesus: sentindo-nos arrastados por ele para esse Jesus, desejemos uns aos outros um ANO NOVO MUITO BOM, enquanto estaremos saboreando ou começando a saborear a riqueza  desse Evangelho...

Padre Alcides Pinto da Silva atua na Obra Social São João Bosco, em Campinas
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home