Boa tarde!           Domingo 21/10/2018     17:40

LapaFest reúne jovens da Paróquia para refletir sobre felicidade

Frase do Papa Francisco foi semente para o retiro e preparação do FEST

No primeiro final de semana de setembro de 2018, 80 jovens de todos os grupos da Paróquia São João Bosco – Alto da Lapa estiveram reunidos no Sítio Salesiano Santa Teresinha, em Vargem Grande Paulista, para momentos de integração, reflexão e espiritualidade.

O evento recebeu o nome de LapaFest por ser uma preparação ao Festival da Juventude Salesiana (FEST), que reúne jovens das presenças salesianas de todo o Estado de São Paulo e este ano acontecerá em 20 de outubro.

O tema do FEST é uma frase do papa Francisco: “Jovens, mantenham viva a alegria”. Por isso no LapaFest a questão central foi a felicidade e o que faz os jovens perderem a alegria.

Em momentos de descontração, de formação e de oração, foram trazidas à tona questões relacionadas a autoestima, frustrações, drogas, redes sociais, entre outros. As professoras Mildred Sotero, Letícia Lima e Sonia Avallone, além de paroquianos, auxiliaram os jovens nessas reflexões.

Para Enrique Augusto Pereira Figueroa, de 15 anos, integrante da Juventude Missionária (JM), o LapaFest foi “apaixonante”. “Diversas atividades interativas fizeram com que eu perdesse a noção do tempo. Tivemos também palestras educacionais voltadas à união dos presentes, autoconhecimento e até redes sociais, todas foram de importância gigantesca para mim e posso dizer que não vou esquecer nenhum momento deste retiro, por isso mais uma vez agradeço a todos que proporcionaram esse momento incrível”, explica.

Valdenice Vitória, de 20 anos, integrante do Grupo de Dança, comenta como foi impactada pelo retiro. “Pude viver uma das maiores experiências da minha vida”, diz. “Nesses dois dias eu aprendi muitas coisas, inclusive passei a ver a vida de outra forma, pois pude ver que nunca estamos sozinhos principalmente se fizermos parte da Família Salesiana da Lapa”, explicou.

“Nos nossos momentos de oração senti a presença de Deus ainda mais viva no meu coração. Antes do LapaFest eu estava muito desanimada pelo fato de estar desempregada e longe da família, mas pude ver que não podemos desanimar diante das dificuldades e que não podemos perder a esperança dos jovens, temos que manter viva a alegria. Desses dois dias até aqui, minha esperança está mais viva que nunca, minha alegria está ainda maior e meu amor ao próximo aumentou ainda mais”, conclui Valdenice Vitória, de 20 anos, do Grupo de Dança.

Por  Sylvia Millan - Pastoral da Comunicação