Missionários em tempos de Sínodo Arquidiocesano

Terminado o mês de setembro, dedicado à Bíblia, iniciamos o mês de outubro de 2018, consagrado pela Igreja como mês missionário. Na dinâmica e na perspectiva de uma Igreja em saída missionária, somos convidados pela Arquidiocese de São Paulo a trilhar um caminho sinodal à luz da Palavra de Deus que nos chama a um “Caminho de Comunhão, Conversão e Renovação Missionária”. É da escuta atenta à Palavra de Deus que nasce em nós o desejo de seguir e anunciar Jesus Cristo. Sem um contato assíduo com a Palavra de Deus e da vivência de seus sacramentos, em especial os da iniciação à vida cristã - o Batismo, a Penitência e a Eucaristia -, dificilmente conseguiremos discernir e realizar a vontade de Deus para nossa vida e dificilmente conseguiremos trilhar os caminhos do Senhor na prática do bem.

Neste tempo de Sínodo Arquidiocesano, ressoa em nossos ouvidos e cala forte em nossa alma o convite de Jesus: “Segue-me” (Mt 9,9): Seguir Jesus na prática do bem, sobretudo no atendimento dos mais pobres e necessitados; Seguir Jesus na vivência autêntica da comunhão fraterna, em especial com aqueles que pensam e vivem de modo diferente do nosso; Seguir Jesus na aceitação da mudança de nossas teorias e práticas, muitas vezes já desacreditadas e recusadas até mesmo por nós, mas ainda presentes no nosso dia a dia; Seguir Jesus no desejo e na coragem de tomar iniciativas, de realizar mudanças, de encarar o novo, apesar de desconhecido e incerto, mas tão necessário para o nosso crescimento.

Os caminhos do Senhor em tempos de sínodo arquidiocesano se fazem caminhando, a passos lentos, mas firmes e certos de que é o próprio Senhor quem caminha conosco e nos sustenta na fé. Para nós que cremos em Jesus Cristo, Filho de Deus, a fé nos anima na caminhada e nos leva a não ter medo, mas a confiar em Deus e naqueles que Ele coloca como guia de seu rebanho, a exemplo do Cristo, bom pastor (Jo 10,11).

Por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé