Abril de 2015 - Tempo Pascal

     Passados os "dias santos", passada a Semana Santa, passado o Tríduo Pascal, eis que estamos vivendo o "Tempo Pascal". Tivemos a oportunidade e a graça de viver mais uma vez a realidade Pascal. Celebramos a História de Amor de Deus para conosco, vivida intensamente nesses dias Pascais. É a história do amor incondicional de Deus para conosco vivida na entrega de seu corpo e sangue na Eucaristia, na Cruz e na vida nova realizada na Ressurreição.

     Essa história de amor não tem fim. Deus continua sua aliança conosco, amando a todos e a cada um de nós e querendo que irradiemos esse amor amando-nos uns aos outros com o seu coração de Pai.

     Nesse Tempo Pascal os textos do Evangelho de cada domingo nos animam, encorajam, propõem viver essa aliança, esse projeto de amor. Vejamos:

     O 2º domingo da Páscoa nos fala da "Divina Misericórdia". O evangelho (Jo 20, 19-31) nos apresenta Jesus ressuscitado no meio dos discípulos. Dá a eles a paz. E pela força do Espírito Santo lhes dá a graça de perdoar os pecados. Se Tomé não acredita é porque estava ausente da comunidade. Mesmo em meio a possíveis dúvidas, somos convidados para em comunidade confiar, deixar-nos amar por Deus e viver o seguimento do Senhor: "Meu Senhor e meu Deus"!

     O 3º domingo da Páscoa ainda nos apresenta o Ressuscitado, novamente desejando e dando a paz (Lc 24, 35-48). Quando menos se espera, sobretudo quando se está com o coração atento, Ele aparece em nosso meio. A sua missão não terminou na cruz. O Ressuscitado vive e continua sua missão através de nós, de nosso testemunho vivo, corajoso, alegre, fiel: "vós sereis testemunhas de tudo isso"!

     Ter o coração de Cristo, Bom Pastor! Eis o legado que fica para quem de verdade assume o seguimento de Jesus (Jo 10, 11-18). Conhecer as ovelhas, cuidar, saber o nome, dar a vida. Este 4º domingo da Páscoa nos vem dizer que precisamos fazer experiência mais viva com Jesus, para saber de verdade o que é dar a vida, como dar a vida no dia a dia de partilha, com tantos que Deus põe em nossas vidas.

     Alimentar a fé e crer pessoalmente e em comunidade com coração misericordioso, viver o testemunho na paz e em paz, ter o coração de Cristo Bom Pastor: eis o desafio de vida que o Cristo nos está apresentando como projeto a ser vivido e testemunhado neste Tempo Pascal. Que sejamos sinal dessa vida nova, da Ressurreição de Cristo, de nossa ressurreição com Ele.

     Feliz Tempo Pascal! O Ressuscitado vive e caminha conosco!

Padre Assis Moser, sdb.
 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home