Novembro de 2018 - André, recruta de apóstolos para o Messias

Santo André é honrado como padroeiro da Rússia e Escócia e no calendário católico é comemorado no dia 30 de novembro, data de seu martírio

     Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recrutar apóstolos para o Messias. No Novo Testamento é sempre citado entre os quatro primeiros, junto com João, Tiago e seu irmão Pedro.

     Nasceu em Betsaida, às margens do lago de Genesaré, na Galileia. Era filho de Jonas, pescador local, e irmão de Pedro, que também é conhecido como Simão. Santo André era discípulo de João, que pregava a vinda do Messias, que iria libertá-los da miséria e da dominação estrangeira.

     O Evangelho de São João relata o primeiro encontro de André com o Filho de Deus, em seus primeiros dias de revelação, após o batismo no Rio Jordão: “André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe disse: Nós encontramos o Messias. Então André apresentou Simão a Jesus.” (João 1, 40-41-42).

     Desde daquele momento, os dois irmãos tornaram-se discípulos de Cristo e deixaram tudo para seguir Jesus. No começo da vida pública de nosso Senhor ocuparam a mesma casa em Cafarnaum. Segundo as Escrituras, André esteve sempre próximo a Cristo durante sua vida pública.

     André esteve presente na Última Ceia, viu o Senhor Ressuscitado, testemunhou a Ascensão, recebeu graças e dons no primeiro Pentecostes.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home