Mais 132 crianças na Eucaristia da São João Bosco

A fila da comunhão da Paróquia São João Bosco tem rostinhos novos. No mês de novembro de 2018, 132 crianças concluíram uma jornada de oito meses de catequese e receberam a Primeira Eucaristia

A esquerda, o pároco Ailton António dos Santos, o diácono Luiz Paulo Feliciano, o seminarista Antonio João Neto e as catequistas se alegram com nova safra de crianças e adolescentes catequisados e crismados em 2018

Três celebrações, no sábado dia 17, e domingos, dias 18 e 25, foram realizadas de forma festiva para que as crianças tivessem a sua primeira participação na comunhão do Corpo e Sangue de Jesus Cristo com a comunidade.

Com as mãos em sinal de prece e crucifixos no peito, ao som de um lindo canto de abertura, os pequenos entraram pelo corredor da Igreja nas três missas e foram apresentados à comunidade São João Bosco. As catequistas voluntárias Agnes, Conceição, Isabel, Melissa, Vanessa, Ana Carolina, Viviane, e as noviças Bruna Elias e Luana Keity, coordenadas por Francisca Silva Bandeira, a Tiquinha, orientaram os passos desse momento importante.

Depois de cantar, rezar e celebrar com os presentes, as crianças foram convidadas pelo pároco Aílton António dos Santos a receber a hóstia no altar. De feições curiosas, outras ansiosas, mas todas felizes, elas tomaram parte da divisão do pão e do vinho e voltaram aos seus bancos já integrantes de uma nova família, a família católica que comunga o Corpo e o Sangue de Jesus e que celebra a ressurreição do Cristo pela participação na Eucaristia.

“Achei a celebração muito bonita e todos os meus familiares também gostaram”, disse Alexandre Farias Terni, de 10 anos, uma das crianças que recebeu a Primeira Eucaristia. Ele conta que no começo achou que não ia gostar de ir para a catequese todo sábado, mas depois isso mudou. “Eu aprendi coisas muito legais que vou levar para o resto da vida e agora estou feliz que posso participar da Eucaristia na missa com a minha mãe”, disse Alexandre.

Pedro Mendes Cicio, de 9 anos, achou muito legal receber a Primeira Eucaristia. “Só acontece uma vez na vida. Eu me senti muito feliz por estar recebendo Jesus na minha vida”, disse Pedro para a reportagem do jornal Em Família. Outra criança do grupo, Gabriela de Medeiros Boton, de 9 anos, também gostou da experiência. “Quando minha mãe disse que ia me colocar na catequese, eu achei que ia ser chato, mas conforme o ano foi passando eu fui amando cada vez mais. Na Primeira Eucaristia percebi que tudo aquilo valeu muito a pena”, disse Gabriela.

Primeira Comunhão Íntima

Além da Primeira Eucaristia na Paróquia São João Bosco (foto ao lado), alguns dias antes as crianças tiveram a Primeira Comunhão Íntima, quando de fato receberam a hóstia pela primeira vez, na capela do Instituto Pio XI

A celebração foi acompanhada apenas pelos pais e irmãos das crianças, para que a primeira participação na Eucaristia fosse um momento de silêncio, reflexão e comunhão com Jesus. Elas sentaram ao redor do altar e puderam acompanhar todos os passos da missa conduzidos pelo celebrante.

A Primeira Comunhão Íntima é uma das várias ações adotadas pela catequese da paróquia para que esse seja um momento da vida das crianças focado na afirmação da fé e na Eucaristia.

A catequese da Paróquia São João Bosco atrai um número grande de crianças da zona oeste de São Paulo. A animação e o espírito participativo da comunidade já se tornaram notáveis na região. Esse novo grupo de mais de cem crianças que recebeu a Primeira Eucaristia em 2018 agora deve ser motivado pela comunidade a seguir participando da Paróquia São João Bosco, enquanto são chamadas as próximas crianças para as turmas que começarão os encontros de formação em março de 2019. A comunidade católica de Jesus Cristo só cresce!

Texto: Isaura Daniel |Fotos: Vittorio Cassone

Disposição e alegria marcam celebração da Crisma

Onze adolescentes receberam o sacramento da Crisma durante missa presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, no dia 24 de novembro, na Paróquia São  João Bosco. “No começo do ano, quando entrei na Crisma, não sabia muito o que estava fazendo. Hoje, com toda a certeza, digo que foi a melhor coisa do meu ano, faria com muito prazer mais um ano de crisma, mais um ano com essa família que me aproximou de Deus e me fez entender o significado da espiritualidade e cada dia mais me torna uma pessoa melhor”, fala a Giovana Boton, de 14 anos.

Com a presença do arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, padre Ailton António dos Santos, equipe do Crisma e a comunidade paroquial, se reúnem em celebração animada por adolescentes e jovens engajados

Catequese 2018 na Paróquia São João Bosco

Em 2018, a Paróquia São João Bosco manteve sua atuação dedicada e atenciosa às crianças da catequese e adolescentes da Crisma. No mês de outubro fizeram a Primeira Eucaristia,

25 - crianças, da Escola Bilíngue Beacon, seguindo a Catequese Bom Pastor. Em novembro mais

129 - crianças, de sete turmas de catequese, fizeram a Primeira Comunhão. No dia 24 de novembro, com a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer,

11 - adolescentes receberam o sacramento da Crisma.