A visão do Papa sobre a Igreja e suas pastorais

Ação pastoral católica ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo


     A Igreja vista pelo papa Francisco é a Igreja da misericórdia. Uma Igreja que se deixa envolver nas situações, na vida ordinária e que toca o sofrimento do homem, como Cristo. Uma Igreja que possui portas abertas, com prioridade aos pobres. Sua espiritualidade não caminha fora da realidade de mundo, pois sua soteriologia é histórica. Sua missão é evangelizar e o seu fio condutor é processual, que tem como ponto de partida a realidade das pessoas e deve envolver a todos e não somente a alguns em sua ação pastoral.

     Papa Francisco olha o mundo como ponto de partida para o anúncio do Evangelho, distingue os processos que o mundo está vivendo e propõe os caminhos para a Igreja evangelizar, segundo o método do “ver, julgar e agir”.

     Segundo ele, a ação pastoral da Igreja não pode ser estática. Deve estar sempre em movimento para levar o Evangelho a todos. Partir da realidade, diálogo, participação de todos, “espírito”, são palavras que não podem faltar na sua metodologia pastoral. Ao mesmo tempo, se deve ter cuidado para que a Igreja não caia num laicismo, deixando todo o processo de evangelização nas mãos dos leigos. “Aos poucos a Igreja vai caminhando para um equilíbrio, onde todos se sintam responsáveis pela evangelização do mundo, que mesmo na diversidade há unidade, como numa orquestra”, declara papa Francisco. “Todos nós somos diversos, diferentes, cada qual com as suas próprias qualidades. E esta é a beleza da Igreja: cada um oferece o que é seu, aquilo que Deus lhe concedeu, para enriquecer os demais”. 



Trinta e quatro pastorais

     são mantidas pela Paróquia São João Bosco e, por meio delas, são realizados trabalhos evangelísticos e missionários para crianças, adolescentes, jovens e adultos, inclusive de pessoas em condições de rua.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home